Brasil cresce acima da média em meio a desaceleração da economia global, aponta ONU

O relatório da ONU revela uma perspectiva mais otimista para alguns países, incluindo o Brasil, bem como China, Japão, México e Rússia.

Vista aérea de São Paulo, Brasil | Unsplash/Lucas Marcomini
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A análise mais recente da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) indica uma desaceleração do crescimento econômico global, projetando uma queda de 3% de 2022 para 2,4% em 2023, com poucos indícios de recuperação em 2024.  O relatório divulgado pela ONU revela uma perspectiva mais otimista para alguns países, incluindo o Brasil, bem como China, Japão, México e Rússia, que devem experimentar melhorias em seus números.

No Brasil, as estimativas da Unctad sugerem um crescimento acima da média em 2023, podendo atingir 3,3%, seguido por uma desaceleração em 2024, com um aumento previsto de 2,3%. A revisão para cima do crescimento brasileiro é a mais significativa entre as economias avaliadas pela agência da ONU.

A Unctad destaca o impulso do crescimento econômico brasileiro devido ao aumento das exportações de commodities e uma boa safra na agricultura. No entanto, a demanda em declínio está retardando esse avanço, influenciada pelos efeitos tardios do aperto monetário iniciado no final de 2021 e pelo aumento da dívida privada durante a crise da Covid-19, especialmente entre as famílias.

Na América do Sul, a Argentina enfrenta uma trajetória negativa, marcada por recessão e inflação acelerada, exacerbada pela seca que aumentou os preços dos alimentos e da energia, afetando o poder de compra das famílias, principalmente os segmentos mais pobres da população. A moeda argentina também enfrenta desvalorização devido à inflação, gerando uma busca por moeda estrangeira.

A necessidade urgente de reformar o sistema financeiro global, implementar políticas mais eficazes para combater a inflação, a desigualdade e a dívida soberana, além de uma supervisão mais rigorosa dos mercados críticos, é destacada pela Unctad. A secretária-geral da organização, Rebeca Grynspan, enfatiza a importância de evitar erros políticos do passado e a necessidade de uma abordagem equilibrada que combine políticas fiscais, monetárias e medidas do lado da oferta para garantir a sustentabilidade financeira, além de promover investimentos produtivos e a criação de empregos de qualidade.

Embora os Estados Unidos tenham desafiado previsões pessimistas e devam manter uma economia estável, há preocupações persistentes sobre investimentos, especialmente devido às altas taxas de juros prolongadas. Enquanto isso, na Europa, a recessão parece iminente, com uma rápida implementação de políticas monetárias mais restritivas, enquanto na China, apesar dos sinais de recuperação em relação ao ano anterior, a demanda interna continua fraca.

A desigualdade econômica permanece como um desafio significativo, afetando de forma desproporcional os países em desenvolvimento, ameaçando a frágil recuperação econômica e os esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES