Brasil deve crescer 3% ao ano, prevê Ana Botín, presidente do Santander

Ela destacou vários fatores que, em sua avaliação, podem impulsionar o Brasil em direção a um ciclo virtuoso de crescimento econômico

Ana Botín | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente do Conselho de Administração do Grupo Santander, Ana Botíncompartilhou uma visão otimista sobre o Brasil e a América Latina em uma recente declaração. Ela destacou vários fatores que, em sua avaliação, podem impulsionar o Brasil em direção a um ciclo virtuoso de crescimento econômico, algo que não era observado há anos. 

Algumas das principais observações feitas por Ana Botín incluem a redução do custo da dívida interna no Brasil, que deve contribuir para melhorar a situação fiscal do país; a perspectiva do país entrar em um ciclo de crescimento econômico com uma moeda estável, taxas de juros mais baixas e espaço fiscal para simplificar o sistema tributário e aumentar os investimentos.

Ela citou ainda a decisão do Banco Central do Brasil, que já começou a reduzir as taxas de juros, potencialmente beneficiando as contas públicas, além do otimismo de que o Brasil crescerá a uma taxa de 3% e a ênfase na importância de retornar ao crescimento econômico para equilibrar as contas fiscais.

"O Brasil vai crescer 3%. O mais importante é que voltemos a crescer. As contas fiscais vão se equilibrar se formos capazes de crescer, uma vez que existam receitas. O Brasil tem instituições fortes, não apenas o Banco Central, mas também políticas, com muitos "checks, and balances", como o Congresso. É um país que quase sempre chega a consensos", disse.

Destaques para o Brasil, como inflação controlada, uma matriz energética limpa considerada uma vantagem competitiva e reformas digitais, como o sistema de pagamento instantâneo Pix, que podem aumentar a produtividade do país.

Ana Botín concluiu afirmando que a perspectiva do Grupo Santander é muito positiva em relação ao Brasil e às oportunidades que o país oferece."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES