Brasil deve crescer até 10% no 3º trimestre

Segundo ele, expansão do PIB será superior aos 7,8% do 2° trimestre

Guido Mantega | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer entre 8% e 10% no terceiro trimestre de 2009, em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com previsão do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O ministro fez a avaliação nesta terça-feira (10) durante palestra no Fórum Econômico Brasil-Itália, realizado em São Paulo. Segundo ele, o desempenho será superior à taxa de expansão observada no segundo trimestre. "Tivemos apenas dois trimestres de PIB negativo. O último do ano passado e o primeiro desse ano.

No segundo desse ano, já passamos a ter um PIB positivo, especificamente de 7,8%", disse. Ao prever um PIB positivo anualizado entre 8 e 10%, Mantega ressaltou que "a economica brasileira já saiu da crise e está em recuperação". Ele afirmou que o PIB cresce a uma taxa anualizada entre 4% e 5% ao ano e que o país deve terminar 2009 com crescimento de 1%.

IOF

Diante de uma plateia com cerca de 400 pessoas, entre eles empresários italianos, Mantega voltou a justificar a adoção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o fluxo de capital estrangeiro para ações e renda fixa. "Nós queremos que o capital estrangeiro venha para a bolsa, venha para investimentos diretos e para aplicações financeiras. O que nao queremos é que haja um exagero de aplicações e portanto estamos garantindo que não haverá bolhas na bolsa de valores do Brasil e que não haverá excesso de valorização da moeda brasileira", explicou o ministro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES