Brasil deve produzir 320,1 milhões de toneladas de grãos na safra 22/23

Aumento significativo representa um incremento de 47,4 milhões de toneladas em comparação com o ciclo passado.

Colheita da segunda safra de milho está em progresso | Wenderson Araújo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A expectativa para a colheita de grãos na safra 2022/23 no Brasil é surpreendente, de acordo com os dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção estimada alcança a marca de 320,1 milhões de toneladas, apresentando um notável aumento de 17,4% em relação à safra anterior. Esse aumento significativo representa um incremento de 47,4 milhões de toneladas em comparação com o ciclo passado.

A Conab destaca que esse resultado positivo é fruto de um conjunto de fatores, principalmente o aumento da área cultivada e o aumento da produtividade das lavouras. Enquanto a área de plantio apresenta um crescimento de 5% em relação à safra anterior, atingindo um total de 78,3 milhões de hectares, a produtividade média por hectare registra um notável aumento de 11,8%, saltando de 3.656 quilos para 4.086 quilos.

Na produção do milho, a colheita da segunda safra está em pleno progresso, já tendo sido concluída em mais de 64,3% da área plantada. As previsões para essa safra são impressionantes, ultrapassando a marca de 100 milhões de toneladas, o que representa a maior produção já registrada historicamente. A terceira safra do milho também está sendo favorecida por chuvas regulares, projetando uma colheita de aproximadamente 130 milhões de toneladas, um aumento notável de 16,8 milhões de toneladas em relação à safra anterior.

No que diz respeito ao algodão, a Conab estima uma produção de 7,4 milhões de toneladas de algodão em caroço, equivalente a 3 milhões de toneladas de algodão em pluma. A colheita, que teve início em junho, registrou um atraso em relação ao ano anterior, atingindo cerca de 30% da área plantada até julho.

Quanto ao feijão, espera-se um aumento de 2,6% na colheita em comparação com a safra 2021/22, com uma estimativa de 3,07 milhões de toneladas. As condições climáticas favoráveis na terceira safra estão contribuindo para o desenvolvimento das lavouras, abrangendo os estágios de floração, enchimento de grãos e maturação.

Os produtos de safra de verão, como a soja e o arroz, também têm números impressionantes. A produção de soja é projetada em 154,6 milhões de toneladas, com destaque para estados como Mato Grosso, o maior produtor do país, e Bahia, que exibe a maior produtividade, alcançando 4.020 quilos por hectare. No caso do arroz, apesar de condições climáticas mais favoráveis, a produção é reduzida devido a uma área de plantio 8,5% menor.

Por fim, o trigo, um produto de inverno, mostra um aumento considerável na área plantada, crescendo 11,2% e totalizando 3,4 milhões de hectares. Com isso, a produção está estimada em 10,4 milhões de toneladas, mantendo-se em linha com os números da safra anterior. Estes dados fornecem um panorama abrangente da produção de grãos no Brasil para a safra 2022/23 e destacam as condições variadas que estão moldando os resultados em diferentes culturas por todo o país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES