Brasil é solução para crise alimentar, diz FT

Diário financeiro britânico Financial Times destacou potencial do Brasil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil ? uma "?bvia solu??o" para a situa??o de crise em que se encontra a seguran?a alimentar mundial, amea?ada pela alta dos pre?os, mas vem sendo "em grande parte ignorado", segundo reportagem do di?rio financeiro brit?nico "Financial Times" ("FT").

"O pa?s tem reservas enormes de terra ar?vel n?o utilizadas, a maioria utilizadas atualmente para pastagem, que poderiam com facilidade e a baixo custo serem revertidas para a produ??o de gr?os e outros alimentos. O problema ? que muito do que as fazendas do Brasil produzem continua a encarar tarifas proibitivas e outras barreiras para entrar nos mercados dos pa?ses da Europa e nos EUA", diz a reportagem.

O jornal destaca, no entanto, que o Brasil tem sua parcela de culpa. "O pa?s tem sido notavelmente lento em fazer campanha junto aos pa?ses desenvolvidos e em divulgar sua enorme capacidade produtiva", diz o texto. "O pa?s fez pouco para conter a histeria sobre a suposta amea?a do ?lcool para a floresta amaz?nica, por exemplo: uma amea?a que, se existe, se deve mais ? falta de legisla??o na regi?o do que aos imperativos econ?micos da produ??o de ?lcool."

O "FT" diz que os pa?ses desenvolvidos t?m sido "propositalmente m?opes" para as oportunidades apresentadas pelo Brasil e diz que a intensifica??o da produ??o de gado no pa?s a fim de liberar terra para a agricultura "irritaria os agricultores ricos dos EUA e da Europa um pre?o que aparentemente n?o vale a pena pagar".

Em entrevista ao "FT", o ministro das Rela?es Exteriores, Celso Amorim, disse na semana passada que a "resposta correta" para a crise ? dar prioridade em pa?ses mais pobres ? produ??o de alimentos. "E dar prioridade ao combate ? raiz do problema: os enormes subs?dios nos pa?ses ricos que minam a produ??o dos pa?ses em desenvolvimento", disse. "A fome no mundo n?o ? resultado de falta de oferta, mas principalmente dos baixos sal?rios nos pa?ses pobres."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES