Brasil gera 138,4 mil postos formais de trabalho com carteira assinada em julho

Segundo Ministério, é o melhor desempenho mensal do ano até agora

Avalie a matéria:
Trabalho | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A economia brasileira gerou 38,402 mil postos de trabalho com carteira assinada em julho,segundo mostram dados do Ministério do Trabalho divulgados nesta terça-feira (18). O resultado representa um crescimento de 0,43% em relação aos dados de junho. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 1.398.181 trabalhadores foram admitidos no mês passado e 1.259.779 foram demitidos.

Segundo o Ministério, é o melhor resultado mensal de 2009 até agora. Em função da crise financeira global, o país começou o ano com saldo negativo em mais de 100 mil empregos formais. Em comunicado, o Ministério diz que o desempenho favorável de julho consolida o processo de recuperação do emprego formal observada nos últimos meses do país, "tendo em vista que que alcança praticamente o mesmo patamar de geração de emprego observado nos meses de julho dos últimos seis anos, período mais favorável de geração de emprego formal no país", diz.

No acumulado do ano, o saldo líquido de criação de vagas é de 437.908, alta de 1,37% sobre o nível de vagas de dezembro do ano passado. No mesmo período do ano passado, haviam sido criados 1.564.606 empregos formais. Setores A indústria gerou em julho um saldo líquido positivo de 17.354 empregos formais, segundo o Caged. Porém, segundo o Caged, o saldo entre admissões e demissões na indústria começou a ficar negativo em novembro de 2008. No acumulado de 2009 de janeiro a julho, o saldo de empregos formais na indústria ainda está negativo em 127.123 vagas.

Ainda segundo os dados do Caged, o setor que mais se destacou em julho foi a construção civil, com saldo positivo de 32.175 postos de trabalho com carteira assinada. Nos sete primeiros meses de 2009, o setor registra um saldo positivo de 111.580 empregos formais. Também em julho, o setor de serviços registrou saldo positivo de 27.655 vagas formais, elevando para 263.090 o número de postos de trabalho formais criados no acumulado de janeiro a julho deste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES