Brasil gera número recorde de empregos formais

Foram criados 298.041 novos postos de trabalho no país no mês passado

Emprego | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil gerou 298.041 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês passado. Apesar de representar uma queda de 7.027 vagas em relação a abril, o resultado é recorde para os meses de maio.

Os dados foram divulgados pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O resultado já era esperado pelo ministro, que no mês passado havia adiantado ao R7 que o Brasil poderia ter uma queda nas vagas formais. - Houve uma evolução recorde no início do ano, o que já mostrava que teríamos uma redução no nível de empregos.

Ainda assim, o resultado surpreendeu até mesmo a mim, que sou o mais otimista de todos. No mês, foram contratados 1,69 milhão de trabalhadores e demitidos 1,39 milhão. No acumulado do ano, foram gerados 1,26 milhão de novos empregos. Em razão dos consecutivos recordes mensais de criação de empregos, no mês passado o ministro do Trabalho revisou a previsão de geração de vagas em 2010, de 2 milhões para 2,5 milhões.

- Chegaremos ao final do ano com mais de 15 milhões de empregos criados em todo o governo Lula. Isso é mais de 50% do total de estoque dos empregos existentes. Setores O destaque do mês ficou, mais uma vez, com o setor de serviços, responsável pela criação de 86.104 vagas. Os setores agrícola e industrial ficaram praticamente empatados na segunda posição, com a geração de 62 mil empregos cada.

- Tivemos crescimento em todos os 25 setores analisados, mas o setor de serviços de comércio apresentou um resultado acima do esperado. Isso significa que as pessoas não deixaram de consumir. E consumo significa mais emprego. Regiões Os Estados recordistas em criação de empregos foram, Minas Gerais (com mais de 60,8 mil novos postos), Rio de Janeiro (22,5 mil) e Bahia (16,3 mil).

São Paulo teve o segundo maior saldo para um mês de maio em toda a história, com mais de 98,6 mil novos empregos. No extremo oposto, os dois únicos Estados que tiveram uma redução de vagas foram Amapá, devido a uma queda no comércio, e Roraima, que registrou desempenho negativo na construção civil. - Não há uma bolha de crescimento no Brasil.

Os críticos têm de parar de achar que geração de emprego significa inflação. O que cria inflação é falta de produção, e os números do Caged mostram que o Brasil não é só indústria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES