Brasil já sofre com falta de mão de obra

Medo de perder o emprego já é passado para os brasileiros

Indústria também enfrenta falta de mão de obra | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mercado de trabalho foi um dos últimos a se recuperar da crise, mas o medo de perder o emprego já é passado para os brasileiros. Empresas, comércio e serviços não só voltaram a contratar, como faltam trabalhadores com qualificação suficiente para preencher vagas. Empresários e analistas temem a repetição do "apagão de mão de obra" de 2008, o que comprometeria o avanço sustentável da economia.

O professor da Universidade de São Paulo (USP) José Pastore, especialista em trabalho explica que o crescimento do país não acompanha o ritmo de trabalho qualificado.

- Toda vez que o Brasil cresce 4,5% ou mais, falta mão de obra qualificada.

No mercado, prevê-se que o PIB (Produto Interno Bruto) suba de 5% a 6% este ano. O déficit de trabalhadores qualificados é preocupante na construção civil, mas ocorre também no agronegócio, na saúde, em hotéis e até em alguns ramos da indústria.

Uma estimativa da consultoria LCA, com base no Caged (Cadastro Geral de Trabalhadores) e na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), aponta que o número de brasileiros empregados atingiu 32,28 milhões em novembro de 2009, 1,1 milhão a mais que em outubro de 2008, antes da crise, quando o problema de falta de mão de obra qualificada era grave. Em dezembro, com a demissão dos temporários contratados para o Natal, caiu para 31,87 milhões, 685 mil a mais que antes da crise.

Há uma diferença entre os setores. Na construção, no comércio e nos serviços, o número de empregados supera o nível anterior à crise. Na indústria, há 289 mil pessoas sem emprego em relação a outubro de 2008. O economista da LCA, Fábio Romão, prevê que a indústria retomará o nível de antes da crise em meados do ano.

- Tem um estoque de trabalhadores qualificados à disposição no setor.

Já o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, não está muito otimista.

- Em alguns meses, teremos falta de mão qualificada geral.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES