Brasil não pode insultar investidor estrangeiro, diz economista

Preocupada com a lentidão da economia do país, a presidente Dilma convoca ministros para encontrarem formas de gastar mais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff quer mais investimentos no Brasil. Preocupada com a lentidão da economia do país, a presidente convoca ministros para encontrarem formas de gastar mais e discursa defendendo o país como uma ilha de prosperidade e segurança.

Na prática, lá no fundo, nas estatísticas nacionais, a disposição de investir no Brasil não mudou nem cresceu nos últimos dez anos. Mesmo com toda a melhora nos fundamentos da nossa economia, na percepção dos investidores e na quantidade de dinheiro que eles trouxeram para cá, a taxa média de investimento no país de 2003 até hoje está em cerca de 17% ao ano.

Com essa taxa não conseguimos crescer mais do que 4% sem gerar inflação. Pelo cálculo de consenso entre economistas brasileiros, para crescermos mais sem pressão nos preços, deveríamos alcançar 22% de investimentos em proporção ao nosso PIB. Poucas vezes na história recente chegamos perto de 20%. Segundo o IBGE, no primeiro trimestre deste ano a taxa ficou em 18,4%.

?O Brasil precisa de 1 trilhão de dólares de investimentos em infraestrutura. E onde ele vai achar esse dinheiro? Ele pode vir de investidores domésticos, mas a maioria deve vir de estrangeiros. Parem de fingir que vocês não querem esse dinheiro. O Brasil tem capacidade de crescer muito mais, mas não insultando o investidor estrangeiro dizendo que são especuladores, falando de guerra cambial?, diz o economista Jerome Booth, chefe de pesquisa do fundo de investimentos Ashmore, focado em mercados emergentes.

Em entrevista ao G1, o economista, que trabalha na sede da Ashmore em Londres, faz um alerta sobre os arranhões na credibilidade do Brasil, sofridos depois das decisões recentes do governo de taxar investimentos estrangeiros e intervir na taxa de câmbio para depreciar o real.

?Parem de brincar com as expectativas do mercado com os novos impostos (IOF), dêem as boas vindas aos investidores estrangeiros e usem esse dinheiro para investir na infraestrutura. Parem de culpar seus problemas em outros países. Esse é um problema de credibilidade do Brasil. O governo precisa parecer ?querer? tomar as decisões difíceis agora para chegar a um crescimento de 7% sustentável. Você não vai conseguir isso culpando seus problemas nos Estados Unidos ou na liquidez internacional e fechar as portas para o mundo?, diz Jerome Booth.

O executivo brasileiro de uma grande empresa nacional de commodities, que está sempre em contato com investidores, corrobora o que diz o economista da Ashmore.

?O mercado quer acreditar no Brasil, mas os investidores estão sem previsibilidade, o que eles não gostam. O governo precisa mostrar que, no longo prazo, será mais previsível, com menos intervenção na economia. Hoje, eu gasto 90% do meu tempo defendendo o governo. Antes eu falava mais do negócio. Eu defendo com convicção, mas é decepcionante ter que defender o que seria óbvio, a capacidade do Brasil de crescer e gerar retorno?, diz o executivo, que também esteve muitos anos no mercado financeiro.

O fundo Ashmore administra cerca de US$ 65 bilhões aplicados em mercados emergentes. Ao economista Jerome Booth, perguntou-se: Que sinal é esse que esperam tanto receber do Brasil?

?Colocar barreiras para o capital estrangeiro é a última coisa que se quer fazer. É preciso melhorar a disciplina fiscal (gastos públicos) no longo prazo, nem precisa ser muito. Mas o suficiente para que o país possa realmente baixar suas taxas de juros. Até você fazer isso o país vai continuar tendo uma ?troca? entre inflação e crescimento. O Brasil tem capacidade de crescer muito mais, mas não insultando o investidor estrangeiro dizendo a eles que não são bem-vindos no país?, conclui o economista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES