Brasil perdeu mais de 400 mil empregos em dezembro

Em 2009, país gerou 995 mil vagas formais, o pior resultado desde 2003

Houve queda na criação de empregos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil criou em 2009, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 995.110 empregos formais. O número de empregos criados no ano é o menor desde 2003, quando foram criadas 645.433 vagas. Os números de 2009 foram afetados pela crise financeira internacional, que diminui as contratações desde o final de 2008.

O resultado anual foi prejudicado pelo mau desempenho de dezembro, quando foram perdidas 415.192 vagas. Foi a primeira vez desde janeiro em que as demissões superaram as contratações. Naquele mês, o Brasil perdeu 101.748 empregos formais e veio se recuperando ao longo dos meses até registrar nova queda em dezembro.

Em dezembro, a maior perda de vagas se concentrou em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.

O último mês do ano é tradicionalmente um mês de demissões devido às contratações temporárias para o Natal. O resultado, no entanto, foi pior do que o esperado. O próprio ministro do Trabalho, Carlos Lupi, admitiu que o mês teve mais demissões do que o previsto.

Apesar do pior desempenho desde 2003, o ministro do Trabalho destacou que o número é positivo quando comparado a outros países. ?É um número muito forte, o mais forte do G20, eu acredito. Mas para o Brasil é mais fraco que nos anos anteriores?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES