Brasil poderá crescer até 5% por ano até 2014, prevê “BC dos BCs”

Só no segundo trimestre, a entrada de capitais ao Brasil somou US$ 15 bilhões

Brasil poderá crescer até 5% | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fluxo de dólares para o Brasil passou a ser um dos maiores do mundo e o país poderá crescer em média quase 5% anualmente até 2014. Os dados e projeções estão sendo divulgados nesta segunda-feira (7) pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS, o banco central dos bancos centrais), que revela que a expansão nos países emergentes servirá de base para a recuperação dos países ricos.

O Brasil, diz o BIS, deve ter um crescimento de perto de 5% e praticamente estável entre 2010 e 2014. A projeção ainda indica que o Brasil crescerá menos que a Índia, com uma média de expansão de 7,5%. Na China, a expansão cairia de quase 10% em 2010 para cerca de 8% em 2014. Já nos Estados Unidos, a taxa deve ficar em 3,5%, acima da Europa e Japão.

Mas o BIS alerta que o mercado não confia na capacidade dos governos em lidar com o desafio da apreciação de moedas como o real. Só no segundo trimestre, a entrada de capitais ao Brasil somou US$ 15 bilhões.

O BIS admite que o mundo deixou a recessão. Mas faz sérias advertências: as incertezas sobre o crescimento são profundas e a volatilidade nos mercados não está superada. Os problemas em Dubai são o reflexo mais nítido das incertezas que ainda pairam sobre a economia mundial.

Por enquanto, a percepção é de que a recuperação está sustentada de forma perigosa apenas nas baixas taxas de juros e nas medidas de estímulo. O resultado é que, apesar dos dados positivos em vários mercados, a confiança do investidor continua "frágil".

Os países emergentes foram os que reagiram de maneira mais consistente e podem ajudar a sustentar a retomada da produção industrial nas nações ricas, diz o BIS.

"As grandes economias emergentes, como China, Índia e Brasil, que tiveram quedas menos pronunciadas de crescimento que os países avançados, se recuperaram de forma bem mais rápida e a previsão é de que se expandam em um ritmo substancialmente mais rápido nos próximos cinco anos", afirmou o banco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES