BR tem pior colocação em transporte entre países emergentes

Falta de infraestrutura e de conexões entre as modalidades prejudica o país

Avalie a matéria:
Transporte ferroviário no Brasil | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O esforço feito pelo governo federal nos últimos anos, como a criação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), ainda não foi suficiente para garantir a melhora da infraestrutura brasileira. Pelo contrário: o país lidera a lista das piores estruturas de transporte e logística entre seus concorrentes, mostra levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O trabalho selecionou 14 países com características econômico e sociais semelhantes às do Brasil e que tenham participação no mercado internacional. Foram avaliados os setores de transportes, energia e telecomunicações de todas as nações.

No geral, o país ficou com a terceira pior colocação, à frente apenas de Colômbia e Argentina.

Mas, no item transportes, ninguém desbancou o Brasil. O diretor executivo da CNI, José Augusto Fernandes, coordenador do estudo sobre competitividade, comentou a situação.

- Além da qualidade da infraestrutura, a grande deficiência do setor é a falta de conexão entre as diversas modalidades.

Dentro do setor, a infraestrutura portuária teve a pior classificação. A qualidade da infraestrutura ferroviária também rendeu uma posição ruim para o Brasil, que ficou na penúltima colocação. Nesse caso, explica o executivo da CNI, o que mais pesou foi o tamanho da malha nacional, de apenas 28 mil quilômetros.

Além disso, o transporte ferroviário é concentrado em poucos produtos: só o minério de ferro representa 74% da movimentação total das ferrovias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES