Brasil vai crescer menos, porém inflação ficará na meta, diz BC

A previsão foi colocada no relatório Focus, do Bacen

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os economistas do mercado financeiro baixaram, na semana passada, sua estimativa para o crescimento da economia brasileira neste ano pela sexta semana consecutiva, assim como também reduziram a sua previsão para a inflação deste ano e de 2012, informou nesta segunda-feira (14) o Banco Central, por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. O documento é fruto de pesquisa da autoridade monetária com os economistas dos bancos.

A estimativa dos economistas dos bancos para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011 caiu de 3,20% para 3,16%. Para 2012, a previsão do mercado de crescimento da economia brasileira permaneceu estável em 3,50%. Os ajustes para baixo na previsão do PIB começaram a acontecer após a piora da crise financeira internacional, com a revisão para baixo da nota dos Estados Unidos pela Standard & Poors.

Inflação

De acordo com a pesquisa do BC, a estimativa de inflação do mercado financeiro para este ano caiu de 6,50% para 6,48%. Apesar da queda, ainda está próxima do teto de 6,50% do sistema de metas de inflação. A previsão para o IPCA de 2012, por sua vez, recuou de 5,57% para 5,56%.

Recentemente, o BC informou, por meio do relatório de inflação do terceiro trimestre deste ano, que prevê um IPCA de 6,4% para este ano, com 45% de chance de "estourar" o teto de 6,50% do sistema de metas, e uma inflação de cerca de 5% para o próximo ano.

Pelo sistema de metas de inflação, que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas. Neste momento, a autoridade monetária já está nivelando a taxa de juros para atingir a meta do próximo ano.

Para 2011 e 2012, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida. O BC busca trazer a inflação para o centro da meta de 4,5% em 2012.

Taxa de juros e câmbio

Os economistas dos bancos mantiveram, na última semana, a previsão de que a taxa básica de juros da economia brasileira, atualmente em 11,50% ao ano, voltará a recuar no fim de novembro, desta vez para 11% ao ano - patamar no qual fechará 2011. Para o fim de 2012, a previsão do mercado permaneceu recuou de 10,50% para 10% ao ano - o que pressupõe novos cortes no decorrer do próximo ano.

Nesta edição do relatório Focus, a projeção do mercado financeiro para a taxa de câmbio no fim de 2011 permaneceu estável em R$ 1,75 por dólar. Para o fechamento de 2012, a previsão do mercado financeiro para a taxa de câmbio ficou inalterada em R$ 1,75 por dólar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES