Brasil vence EUA em disputa na OMC sobre suco de laranja

Vitória tem repercussão multilateral, afirmou governo; indústria diz que as exportações não devem aumentar.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Disputa iniciada em 2009 na OMC (Organização Mundial do Comércio) entre Brasil e Estados Unidos envolvendo o suco de laranja chegou ontem ao fim. Os americanos desistiram de recorrer de decisão favorável da OMC ao Brasil, que questionou medidas antidumping impostas ao suco de laranja nacional. A OMC condenou uma modalidade de cálculo utilizada pelos EUA para determinar se o produto chegava ao país abaixo do preço de custo.

Conhecido como "zeramento", esse método desconsidera compras em que o preço de exportação superou a cotação do produto no mercado doméstico, utilizando apenas os valores abaixo dos preços no país de origem.

A prática acabava inflando os valores utilizados na análise do dumping e a tarifa antidumping aplicada. O governo brasileiro comemorou o resultado do impasse. "A decisão de não apelar torna a vitória brasileira definitiva e consolidada. É uma vitória importante", disse o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Para o chanceler, o fim da disputa também terá efeito sobre outros países que já contestaram o método. "Nesse caso, [a repercussão] não só é bilateral mas também multilateral porque cria uma jurisprudência na OMC contra essa prática."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES