Brasileiro está comprando mais com menos dinheiro no supermercado, diz estudo

Os resultados podem ser explicados pelo ritmo da inflação dos alimentos.

Avalie a matéria:
Brasileiro está gastou menos nos supermercados, em agosto | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os consumidores gastaram menos dinheiro nos supermercadosno mês de agosto, segundo o Índice de Consumo em Supermercados, feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Alelo. Contudo, a pesquisa revelou que houve queda de 2,4% no valor gasto com alimentos e leve incremento de 0,4% nas transações em relação a julho.

De acordo com os economistas da Fipe, os resultados podem ser explicados pelo ritmo da inflação dos alimentos. Em agosto, o IPCA registrou deflação de 0,85% para o grupo de alimentação e bebidas, sendo que o subgrupo "alimentação em domicílio" caiu 1,26%.

Os estados com a maior alta de consumo de alimentos nos supermercados em agosto foram Pará (22%), Minas Gerais (15,2%) e Acre (14%). Os estados com menor consumo foram Amapá (-4,3%), Goiás (-4,1%) e Amazonas (-3,4%).

Segundo o levantamento, no acumulado dos últimos 12 meses até agosto, o volume e o valor das transações subiram 5,9% e 3,1%, respectivamente.

Para os restaurantes, que vão na mão contrária e lidam com a pressão inflacionária –alta de 5,7% no IPCA– houve uma queda de 2,3% no valor gasto pelos clientes e alta de 1,6% nas transações.

Na comparação com agosto de 2022, a queda nos gastos dos consumidores foi de 10,7%.

COm informações da Folha



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES