Brasileiro pagou mais de R$ 1 tri em impostos em 2009

Arrecadação poderia ter sido ainda maior se não fosse a crise internacional, diz Receita

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os brasileiros pagaram R$ 1,055 trilhão em impostos no ano de 2009. O montante equivale a 33,58% do PIB (produto interno bruto, ou soma das riquezas produzidas no país). Isso quer dizer que um terço de tudo o que os brasileiros produziram veio do pagamento impostos.

Esta é a primeira queda da arrecadação em relação ao PIB desde 2006 ? quando os tributos representavam 33,4% do PIB. O principal motivo foi a crise financeira mundial, pois a queda de atividade econômica derruba a arrecadação de impostos. Em 2008, a proporção era de 34,4% do PIB e em 2007 era de 33,9%.

O recuo só não foi maior graças ao bom desempenho do setor de serviços, que registrou crescimento de 2,6% na arrecadação, enquanto indústria e agropecuária tiveram queda de 5,5% e 5,2% respectivamente. Em valores absolutos, no entanto, a arrecadação vem crescendo ano a ano.

Além disso, de acordo com a Receita, a crise financeira afetou a arrecadação nos três primeiros trimestres do ano passado, mas houve recuperação no último trimestre.

Em 2009, a retração da demanda externa (redução de compras de países que importam do Brasil) e a restrição ao crédito interno ajudaram a diminuir os impostos que o fisco tira dos trabalhadores.

Já as medidas adotadas pelo governo para conter a crise foram apontados como positivas para a arrecadação, porque apesar de o governo cortar alguns impostos (como o IPI, ou Imposto sobre Produtos Industrializados), a redução aqueceu o mercado e gerou a arrecadação de outros impostos (como o ICMS e o PIS/Cofins).

Os tributos que tiveram as maiores variações positivas no período foram a contribuição para a Previdência Social (regime que atende os trabalhadores da inciativa privada), a contribuição para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e a Contribuição para a Seguridade Social do Servidor Público.

Por outro lado, a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) refletiu na arrecadação negativamente, devido à queda nas importações.

Mesmo com a redução, o Brasil ainda é um dos países com a maior carga tributária na comparação com o PIB do mundo. A relação entre pagamento de impostos e riquezas produzidas no país é maior no Brasil do que a países como Espanha, Canadá, Suíça e Irlanda ? que têm uma rede social de auxílio ao cidadão (saúde, educação, aposentadoria e auxílios) muito mais estruturada do que o Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES