Brasileiro prefere parcelar obra no cartão de crédito, diz estudo

Pesquisa mostra que 46% dos consumidores usam essa forma de pagamento para adquirir materiais de construção.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao fazer compras para uma construção ou reforma, a maior parte dos brasileiros recorre ao parcelamento no cartão de crédito, segundo estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

A pesquisa mostra que 46% dos consumidores usam essa forma de pagamento para adquirir materiais de construção. As outras modalidade mais praticadas envolvem quitação à vista: dinheiro (39%) e cartão de débito (6%). Na compra de móveis, a preferência pelo cartão de crédito é ainda maior: 56%.

Segundo a economista do SPC Brasil Ana Paula Bastos, a opção pelo parcelamento no cartão não é um problema, mesmo se comparada a outras modalidades de financiamento, como linhas de crédito para manutenção e reforma residencial.

Ela afirma que, se o consumidor paga a quantia integral da fatura na data de vencimento, não há cobrança de encargos financeiros pelo valor financiado, com exceção da anuidade do cartão. Já nas linhas bancárias para reforma e construção há taxa de juros sobre o empréstimo. ¿A burocratização e o excesso de garantias exigidas pelos bancos também contribuem para repelir o consumidor¿, diz ela em material divulgado para a imprensa.

Essa facilidade do pagamento eletrônico, porém, tem uma contrapartida: se há atraso, as taxas de juros são as mais altas praticadas no mercado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES