Brasileiros apontam turismo como a 3ª atividade econômica mais importante

O setor recebe uma avaliação média de 8,8, o que o coloca em pé de igualdade com os setores da indústria e da agropecuária

Atividade turística é importante para economia e geração de emprego | Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O turismo no Brasil tem apresentado uma contribuição expressiva para a criação de empregos e o aumento da renda da população, de acordo com uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo. Os resultados revelam que o setor de viagens é classificado como a segunda atividade econômica mais relevante no país, conforme avaliado por uma amostra representativa da opinião pública brasileira, composta por 2.029 entrevistados em todas as Unidades da Federação.

A pesquisa, conduzida pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) entre 7 e 11 de dezembro de 2023, aponta que o turismo recebe uma avaliação média de 8,8, o que o coloca em pé de igualdade com os setores da indústria e da agropecuária. Tecnologia e Comércio lideram a lista, empatados com uma média de 9.

O Ministro do Turismo, Celso Sabinodestaca a importância desses resultados para orientar políticas públicas voltadas ao turismo, considerando o interesse dos brasileiros em viajar pelo país. Ele enfatiza que as agências de viagens utilizarão as informações da pesquisa para planejar novos produtos e rotas turísticas, prevendo que o atual verão será o melhor da história do Brasil.

A pesquisa também ressalta que o turismo é percebido como fundamental em diversos aspectos, incluindo a geração de empregos e renda (88%), a contribuição para a economia do país (88%) e o desenvolvimento regional (84%). De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o turismo é a segunda atividade que mais emprega, ficando atrás apenas da construção civil.

Entre os entrevistados, 60% acreditam que o potencial de exploração do turismo como atividade econômica é alto ou muito alto no Brasil. Além disso, 79% concordam que o turismo traz mais benefícios do que prejuízos para os destinos.

Como resposta a esse cenário positivo, o Ministério do Turismo lançou o Programa "Conheça o Brasil", nas versões "Voando", "Realiza" e "Cívico", visando incentivar e facilitar viagens pelo país. O programa abrange ações para ampliar a conectividade e mobilidade, focando em localidades turísticas regionais, bem como estimular o aumento do turismo nos destinos brasileiros.

Em suma, os resultados da pesquisa indicam um otimismo generalizado em relação ao turismo no Brasil, com a perspectiva de impactos positivos na economia, geração de empregos e desenvolvimento local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES