Dados: Brasileiros estão menos preocupados com a inflação

O consumidor brasileiro esteve menos preocupado com a inflação no mês de março

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumidor brasileiro esteve menos preocupado com a inflação no mês de março, segundo a pesquisa Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgada nesta sexta-feira (30) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O indicador que mede a expectativa sobre o comportamento dos preços cresceu 4,8% em março no comparativo com fevereiro deste ano. Porém, a CNI considera que a preocupação com a inflação ainda é alta, já que o indicador está 4,5% abaixo do registrado em março do ano passado.

Porém, o consumo deve manter-se estável, apontou a pesquisa, pois a expectativa em relação ao desemprego piorou, com queda de 1,6% em março sobre fevereiro. O indicador diminuiu de 127,4 para 125,4. O índice tem base 100 e quanto maior o número, melhor a expectativa.

Mais da metade (57%) dos 2.002 pesquisados informou que vai manter o mesmo nível de compras de bens de maior valor, como veículos e imóveis.

Segundo o economista da CNI Marcelo Azevedo, a estabilidade no consumo ocorre porque a perspectiva de melhora na renda pessoal aumentou, mas a de situação financeira em relação aos três meses que passaram está pior.

A quantidade de dívidas dos consumidores diminuiu, de acordo com a pesquisa. O indicador de endividamento foi de 108,3 em março, uma melhora de 1,7% na comparação com o mês anterior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES