Brasileiros pagam 12% a mais para ter sua casa própria devido a burocracia

Estudo foi divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O excesso de burocracia deixa a casa própria 12% mais cara, segundo estudo encomendado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e divulgado nesta quarta-feira (19). Segundo o levantamento, a burocracia custa R$ 18 bilhões por ano na compra da casa própria.

Esse valor pago a mais está ligado a gastos com documentação em excesso e atrasos no processo de construção e de entrega. A pesquisa envolve imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida e empreendimentos de grande porte residenciais e comerciais.

O levantamento identifica 18 grandes entraves na construção de imóveis em todo o país. Os principais problemas encontrados pelo estudo são atraso na aprovação dos projetos pelas prefeituras, falta de padronização dos cartórios e falta de clareza nas avaliações das licenças ambientais. Além disso, as mudanças frequentes de leis que atingem obras já iniciadas, como alterações nos planos diretores e de zoneamento, também atrapalham.

A papelada excessiva também prolonga o prazo para a entrega da casa própria. ?Dos cinco anos que um imóvel financiado pelo FGTS pode levar para sair do papel, ou seja, do projeto à entrega, dois anos são consumidos pelos processos burocráticos?, diz Rubens Menin, presidente da ABRAINC.

O estudo "O Custo da Burocracia no Imóvel", que foi entregue ao governo nesta quarta, foi realizado pela consultoria Booz & Company, a pedido da CBIC, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Proposta

O trabalho propõe a simplificação da análise e aprovação dos projetos, maior informatização (como a adoção do registro do imóvel online), padronização e revisão das legislações municipais, estaduais e federais e antecipação dos financiamentos aos compradores.

Também é indicada a criação de um balcão único para receber projetos imobiliários, como adotada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, e a definição de um desconto se o registro demorar mais de 15 dias, como na Espanha.

A unificação como no Rio, de acordo com o estudo, reduz a tramitação da papelada entre secretarias e simplifica a análise. O desconto de 30% dado na Espanha incentiva o cumprimento do prazo pelo órgão responsável no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES