BRF investirá R$ 2,5 milhões de dólares na startup israelense Aleph Farms

A empresa quer produzir carne cultivada a partir de células bovinas não geneticamente modificadas em 2024

BRF investe US$ 2,5 mi em startup para produzir carne cultivada | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A companhia de alimentos BRF anunciou nesta quarta-feira, 7, o investimento de 2,5 milhões de dólares na startup israelense Aleph Farms, e quer produzir carne cultivada a partir de células bovinas não geneticamente modificadas em 2024, disse à Reuters um executivo da empresa.

“A Visão 2030 da companhia está alinhada em seguir construindo alimentação saudável e sustentável. E dentro deste pilar de novas proteínas, assim como a carne vegetal, a tecnologia de carne cultivada é um dos caminhos”, afirmou o vice-presidente de Novos Negócios da BRF, Marcel Sacco.

Diferentemente de outras parcerias e aquisições da BRF, dessa vez a companhia realizou uma transação de venture capital, que garantirá o uso da tecnologia da Aleph Farms.

BRF anuncia investimento de 2,5 milhões de dólares na startup israelense Aleph Farms- Foto: uma das sedes da BRF-Divulgação

Sacco ressaltou que a parceria com a Aleph Farms, um dos principais players mundiais em carne cultivada, foi firmada em março deste ano e é um passo importante no desenvolvimento de proteínas alternativas da BRF. Para o Brasil, ele acredita que há potencial de consumo, mas também será feito um trabalho para impulsionar o engajamento da demanda.

“Como qualquer inovação tecnológica, tem um trabalho cultural grande, o mesmo que aconteceu com as proteínas vegetais… Na medida que essa tecnologia estiver disponível na forma de produtos, vamos trabalhar isso”, afirmou.

A produção deste tipo de carne começa com a obtenção de células de alta qualidade de animais, porém sem o abate. As células são cultivadas fora do corpo do animal com o fornecimento de nutrientes e ambiente propício para seu desenvolvimento. Ainda em fase de testes, a proteína poderá chegar ao mercado brasileiro na forma de hambúrguer, almôndegas, embutidos como salsicha ou steaks.

O investimento fez parte da segunda rodada de captações da startup israelense que levantou 105 milhões de dólares entre diversas companhias pelo mundo. Somando os aportes obtidos na primeira rodada, o montante obtido chega a 118 milhões de dólares.

De acordo com comunicado da BRF, os recursos obtidos pela Aleph serão aplicados para executar planos de comercialização de carne cultivada em larga escala global e expansão do portfólio.

“Estudos realizados com base na metodologia de Análise do Ciclo de Vida apontam que a produção de carne cultivada tem potencial para reduzir significativamente a emissão de gases do evento estufa, além de diminuir o uso de terras para criação de animais em mais de 90% e o uso de água em até 50%.”

Com informações do Estadão*



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES