Dilma Rousseff admite que burocracia “emperra” a vida de empreendedor

“Não podemos informatizar a burocracia, temos de facilitar”, disse a presidente em Campinas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff disse, nesta terça-feira, 19, durante a abertura do XIV Congresso da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), em Campinas, no interior paulista, que a burocracia complica a vida dos empreendedores, do cidadão e do governo, "porque processos decisórios emperram", disse. Segundo ela, é preciso "pensar simples", o que justificaria a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa no governo.

A presidente considerou que a burocracia é a junção de volume de papéis e falta de prazo e cobrou a informatização após a desburocratização dos processos.

? Temos de aproveitar a revolução da informática e internet para transformar os processos, mas primeiro é preciso desburocratizar e informatizar. Não podemos informatizar a burocracia, temos de facilitar, porque a burocracia provoca custos e desperdícios.

A presidente cobrou a melhoria da produtividade das indústrias e do governo.

? Combater essa burocracia é combater esse processo de prazos longos e melhorar a produtividade.

Dilma admitiu ainda que a abertura de uma empresa é um processo mais longo e dispendioso no Brasil do que em outros países e disse que a simplificação para a abertura de pequenas empresas, anunciada no evento, será expandida para todas as partes.

Dilma fez a promessa de persuasão às esferas públicas de que a primeira visita dos fiscais às empresas será sempre orientadora.

? Relação entre empresa e Estado não pode ser de confronto, mas de colaboração. Não há uma oposição entre governo e empresários. Sobretudo, há vontade do meu governo de colaborar com os empresários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES