Caem reclamações contra bancos; Santander liderera pelo 6º mês

Depois de registrar uma alta entre maio e junho, o número de reclamações contra os bancos caiu no mês passado.

Bancos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de registrar uma alta entre maio e junho, o número de reclamações contra os bancos caiu no mês passado. De acordo com levantamento do Banco Central (BC), foram registadas 2.335 reclamações procedentes em julho, uma queda de 3% em comparação com as 2.406 registradas em junho.

Pelo sexto mês consecutivo, o Santander lidera o ranking de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes.

O BC tem um critério para montar esse ranking. São utilizados o número de reclamações procedentes --aquelas que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC-- dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100 mil. A partir dessa conta, chega-se a um índice.

O Santander teve 611 reclamações procedentes e contava com 23,1 milhões de clientes sob as garantias do FGC. Com isso, seu índice fechou junho em 2,64.

Assim como em junho, em segundo lugar no ranking de reclamações aparece o conglomerado Itaú Unibanco, com índice de 1,29 -foram 335 reclamações para 25,9 milhões de clientes.

Também como em junho, em terceiro lugar ficou o Banco do Brasil, com índice de 1,21. O banco estatal teve 422 reclamações divididas entre 34,7 milhões de clientes.

O HSBC vem na sequência, com índice de 1 --foram computadas 58 reclamações para um universo de 5,8 milhões de correntistas.

Encerrando o "top five" está o Banrisul, repetindo a posição de junho. O banco mostrou índice de 0,82. Foram 19 reclamações para 2,3 milhões de clientes.

No ranking sobre o tipo de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 397 ocorrências. Nesse caso, o Santander também é líder, acumulando 106 dessas reclamações, seguido pela Caixa (90) e BB (69).

O segundo maior número de reclamações foi quanto a prestação irregular de conta-salário, com 390 queixas. A cobrança de tarifas irregulares, por serviço não contratado, teve 222 ocorrências.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES