Caixa e BB ganham autorização para comprar mais bancos

Autorização começou em 2008, durante a crise financeira internacional

Essa autorização foi dada inicialmente em outubro de 2008 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff autorizou, por meio do decreto 7.509, publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (30), o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprarem, por mais um ano, participações em outras instituições financeiras.

Essa autorização foi dada inicialmente em outubro de 2008, durante a crise financeira internacional, por meio de Medida Provisória do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, o governo informou que o objetivo seria o de socorrer bancos em dificuldades por conta da maior crise financeira desde a década de 30.

Naquele momento, os Estados Unidos estavam adotando medida semelhante, adquirindo participação em várias instituições financeiras, como as empresas Freddie Mac e Fanny Mae, ligadas ao crédito imobiliário - cerne da crise financeira que chacoalhou os mercados naquele momento.

Banco do Brasil

Após a autorização do governo federal, o Banco do Brasil anunciou a aquisição da Nossa Caixa, então pertencente ao estado de São Paulo, e de parte do banco Votorantim - instituição financeira que estava enfrentando problemas por conta da aposta da queda do dólar no mercado futuro. Quando, durante a crise financeira, o dólar disparou, o banco começou a ter problemas de caixa. O BB também estava negociando a aquisição do Banco Regional de Brasília (BRB).

Caixa Econômica Federal

Já a Caixa Econômica Federal optou por comprar participação no Panamericano, do então empresário Silvio Santos. Posteriormente, o banco teve de receber um aporte de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) por conta de "inconsistências contábeis". Neste ano, a parcela do grupo Silvio Santos foi comprada pelo BTG.

"Vendi o banco, claro. Não podia deixar de vender o banco. Porque o meu banco não deu prejuízo pra ninguém. O meu banco teve um bom comportamento. Talvez tivesse sido mal administrado, e essa má administração provocou aquilo que todos vocês conhecem. Não ganhei nada, não perdi nada", disse Silvio Santos na ocasião.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES