Caloi tem 70% de suas ações vendidas para empresa canadense Cannondale

Fabricante de bicicletas Caloi é vendida para empresa canadense

Avalie a matéria:
|

A canadense Dorel Industries anunciou nesta quinta-feira acordo para comprar 70% da tradicional empresa brasileira de bicicletas Caloi, numa transação que irá transformar a fábrica da companhia no país em um de seus centros de produção no mundo.

Valor do negócio não foi divulgado. A empresa canadense não confirmou os valores precisos da negociação ou a forma como o pagamento pela participação será feito.

Fundada em 1898, a Caloi teve vendas de R$ 273,5 milhões em 2012, crescimento de 22% sobre o ano anterior. A empresa estima ter participação de mais de 40% no mercado brasileiro de bicicletas.

A Dorel foi fundada em 1962 e fabrica, entre outros produtos, bicicletas, carrinhos, cadeiras de bebê (para transporte em carros) e até móveis (como sofás, estantes e racks).

Sua marca de bicicletas é a Cannondale. A empresa canadense tem ações na Bolsa desde 1987.

A Caloi emprega 900 funcionários e tem em Manaus a maior fábrica de bicicletas do mundo fora do sudeste da Ásia, com a produção de mais de 700 mil unidades por ano, segundo a Dorel.

Com a venda do controle, a unidade passará a produzir bicicletas de outras marcas da companhia canadense, como Cannondale, Schwinn, Mongoose e GT, acrescentou a Dorel. As bicicletas serão destinadas ao mercado doméstico e à exportação.

Representantes da Caloi não puderam ser contatados de imediato para comentar o assunto.

"Esta nova parceria com a Caloi posiciona a Dorel como uma das maiores companhias de bicicletas do mundo, bem como líder nas Américas", disse o presidente-executivo da companhia canadense, Martin Schwartz, em comunicado.

"Apesar dos atuais desafios econômicos no país, acreditamos que o mercado consumidor é bom e está caminhando na direção certa. Vemos esta transação como uma sólida oportunidade", completou Schwartz.

O presidente da Caloi, Eduardo Musa, vai liderar a divisão de bicicletas da companhia no país, informou a Dorel.

No mesmo comunicado, Musa afirmou que o negócio irá beneficiar o mercado nacional. "A expansão das marcas da Dorel no nosso mercado irá ajudar a atender a crescente demanda dos consumidores brasileiros por alta qualidade, combinada com inovação e estilo", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES