Calor fez demanda por energia subir em 2,6%

Demanda bateu recordes sucessivos nesta semana

Avalie a matéria:
Demanda de energia elétrica aumentou | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 2,6% em janeiro na comparação com dezembro, informou nesta sexta-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Frente a janeiro de 2009, a alta do consumo foi de 12,1%.

A variação em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o ONS, pode ser explicada pela baixa base de comparação: janeiro de 2009 foi um mês bastante afetado pela crise econômica. Além disso, as altas temperaturas verificadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste no mês passado influenciaram o consumo de energia.

No acumulado dos últimos 12 meses até janeiro, houve alta de 1,9% na carga do sistema. Em seu Boletim de Carga Mensal, o ONS lembra ainda que houve, em 2009, a incorporação ao SIN dos Estados de Rondônia e Acre, que representam uma carga média de 400 MW.

A demanda média de energia no Sistema Interligado Nacional em janeiro somou 56.031 megawatts, expansão de 1,9% em 12 meses.

O consumo de energia vem batendo recordes neste mês de fevereiro. Na quinta-feira, a carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) bateu seu quarto recorde histórico consecutivo, atingido o pico de 70.654 MW às 14h49, segundo o ONS.

Regiões

Entre os subsistemas do SIN, a maior taxa de crescimento no mês passado foi registrada no Sudeste/Centro Oeste (14,4%), com grande influência das altas temperaturas. De acordo com o ONS, as temperaturas máximas ficaram acima da média histórica para o mês de janeiro. A onda de calor, inclusive, é tida como responsável pelos quatro recordes sucessivos na demanda de energia esta semana. Também em janeiro, no Sul, houve alta de 9,8% e, no Nordeste, de 9,5%.

"O crescimento da carga do mês de janeiro indica a continuidade da trajetória de recuperação da atividade econômica, que vêm ocorrendo desde o segundo semestre de 2009", afirma em relatório o ONS. Também contribuíram "temperaturas elevadas, cujas máximas foram superiores tanto à média histórica do período quanto às verificadas nesse mês do ano anterior", acrescenta o órgão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES