Calote deve continuar a crescer e pode avançar no 2º semestre

Já entre as empresas, a inadimplência deverá crescer em ritmo menor, diz Serasa

Ilustração. | R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O calote do consumidor deve continuar a crescer ao longo do primeiro semestre deste ano e pode atingir os primeiros meses do segundo, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pela empresa de análise de crédito Serasa Experian. O índice de perspectiva de calote subiu 1,7% em fevereiro, marcando o sétimo avanço mensal consecutivo.

Como o indicador se refere às expectativas de calote por parte dos consumidores nos seis meses à frente, as dificuldades em pagar prestações e contas devem chegar aos primeiros meses do segundo semestre deste ano.

Segundo a Serasa, o endividamento maior dos consumidores, a inflação em alta, o crédito mais caro e o ritmo menor de crescimento da economia e do mercado de trabalho neste ano ?devem proporcionar maiores dificuldades para as pessoas honrarem seus compromissos?.

Empresas

Entre as empresas, o calote também pode chegar a atingir os primeiros meses do segundo semestre, mas em ritmo bem menor: o indicador apurado pela Serasa mostra avanço de 0,5% em fevereiro , terceiro avanço mensal consecutivo. Isso sinaliza que a inadimplência das empresas deverá sofrer apenas ?ligeiras elevações?, com o menor ritmo de crescimento da economia e com as condições de crédito menos favoráveis em 2011.

- Os juros mais elevados e os prazos menos elásticos exercerão pressões sobre o custo financeiro das empresas, num contexto de menor expansão da geração de caixa das empresas. Tal combinação favorece o surgimento de altas, ainda que modestas, dos níveis de inadimplemento das empresas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES