Câmara dos Deputados aprova e FGTS vai render como poupança

Em 2019 chegaria a um percentual semelhante

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O FGTS poderá render tanto quanto a poupança em quatro anos. Isso se a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados for aceita pelos senadores. De acordo com o texto, a partir do próximo ano, o rendimento do fundo já será maior.

Os deputados negociaram uma proposta com o governo que muda o índice de correção do fundo escalonadamente até 2019. Dos atuais 3% mais a taxa referencial (TR) passará para 4% mais TR. Em 2017, será de 4,75% e TR e em 2018, de 5,5%. Dessa maneira, em 2019 chegaria a um percentual semelhante ao da poupança, de 6,1%.

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a transição vai permitir que a carteira de ativos do FGTS se adapte à nova remuneração sem o sofrimento de correções imediatas que incidiriam inclusive sobre saques.

Depois de um dia de muita negociação, o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), comemorou o resultado. “Avançamos no que foi possível.” O temor do governo era a mudança fosse imediata, pois o lucro nos depósitos nas contas de FGTS é usado para financiar programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida. Para o deputado Esperidião Amin (PP-SC), a proposta resgata um direito do trabalhador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES