Câmara quer tarifa social aérea em voos para os de baixa renda

De acordo com o projeto, para ter acesso ao benefício, o passageiro deverá ser cadastrado no programa Bolsa Família e apresentar laudo médico

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou ontem, com emendas, o Projeto de Lei 3270/2012, do deputado Carlos Souza (PSD-AM), que estabelece uma tarifa social para passagens aéreas em voos domésticos regionais. A intenção da proposta é beneficiar pessoas carentes, principalmente aquelas que precisem passar por algum tratamento de saúde.

De acordo com o projeto, para ter acesso ao benefício, o passageiro deverá ser cadastrado no programa Bolsa Família e apresentar laudo médico que comprove a necessidade do deslocamento.

Relator do projeto, o deputado Jose Stédile (PSB-RS) apresentou três emendas, todas aprovadas pela comissão. A primeira, pedia a redução de 30% para 10% o número mínimo de assentos $íveis na aeronave para atender aos beneficiários. A segunda, solicitava que fosse estipulado um prazo de até seis horas antes do horário previsto para o início do voo para que fosse feita a reserva de passagem pelos beneficiários da tarifa.

Incluída na passagem

A terceira emenda de Stédile refere-se aos recursos para manutenção do benefício. O texto inicial do projeto não informava a origem dos recursos para viabilizar a medida, o relator decidiu deixar claro que ela será custeada por meio de subsídio cruzado, ou seja, que o custo da tarifa será incluído na planilha de composição do preço da passagem, sendo rateado pelos demais usuários.

O projeto tem caráter conclusivo e ainda passará por duas comissões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES