Carros Tesla podem ser comprados com bitcoin a partir desta quarta, 24

Para aceitar o pagamento, Musk disse que a Tesla está usando software “interno” e “código aberto”

Elon Musk | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou na terça-feira que agora é possível comprar veículos da Tesla nos EUA com bitcoin. A montadora revelou no mês passado que havia comprado US$ 1,5 bilhão em bitcoin e que logo começaria a aceitar a criptomoeda mais popular do mundo como forma de pagamento.

“Agora você pode comprar um Tesla com Bitcoin”, tuitou Musk, que se tornou oficialmente o “Technoking de Tesla” este mês. Uma página de suporte no site da Tesla explica como os clientes podem pagar por um Tesla usando a moeda digital. Os veículos elétricos da empresa custam normalmente entre $ 37.990 e $ 124.000 antes dos impostos.

Pessoas de fora dos EUA poderão comprar um Tesla com bitcoin "ainda este ano", disse Musk, sem especificar quais países.

Para aceitar o pagamento, Musk disse que a Tesla está usando software "interno" e "código aberto".

Ele acrescentou que a Tesla “opera nós de bitcoin diretamente”. Nós são computadores na rede do bitcoin que funcionam para verificar as transações e evitar que a criptomoeda seja gasta duas vezes.

Musk abraça bitcoin

A imagem da Tesla como uma empresa automobilística ecologicamente correta está em conflito com a pegada de carbono colossal da rede bitcoin. Pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriram que ele usa mais eletricidade anualmente do que toda a Argentina. Um artigo de 2018 publicado na Nature, indiscutivelmente o jornal acadêmico de maior prestígio do mundo, descobriu que as emissões de bitcoin por si só poderiam empurrar o aquecimento global para mais de 2 graus Celsius.

Apesar de suas fracas credenciais ambientais, Musk adotou o bitcoin mais do que qualquer outro grande CEO de tecnologia. Ele tuitou sobre a criptomoeda nos últimos meses, disparando alarmes em alguns cantos. Ele também twittou sobre outras moedas, como éter e dogecoin.

Daniel Ives, analista da Wedbush, disse à CNBC no mês passado que o preço das ações da Tesla agora está diretamente vinculado ao valor do bitcoin.

“Musk agora está vinculado à história do bitcoin aos olhos da rua e, embora a Tesla tenha obtido um lucro de um bilhão de papéis em seu primeiro mês como proprietário do ouro digital, isso vem com um risco adicional”, disse Ives à CNBC por e-mail.

O preço das ações da Tesla e o valor do bitcoin tiveram enormes ganhos nos últimos 12 meses, com as ações da Tesla subindo de cerca de US $ 100 para mais de US $ 600, e o bitcoin subindo de cerca de US $ 7.000 para mais de US $ 55.000.

Alguns investidores, no entanto, estão convencidos de que Tesla e bitcoin estão em território de bolha.

O gerente de fundos da Lansdowne Partners, Per Lekander, disse à CNBC na semana passada que acha que a Tesla está em uma bolha e que está vendido na empresa de Musk, o que significa que terá lucro se o valor das ações da Tesla cair.

O valor de mercado da Tesla disparou para mais de $ 800 bilhões nos 12 meses anteriores a janeiro, antes de cair para menos de $ 600 bilhões em fevereiro. Agora está em torno de US $ 635 bilhões.

As ações da Tesla subiram cerca de 0,6% após o fechamento do pregão na terça-feira, após fechar em $ 662,16. O preço do bitcoin é de $ 55.444,93.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES