Ceará lidera o número de empregos no turismo no país, diz Caged

Estado teve total de 479 postos de trabalho no último mês

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sozinho, o Ceará gerou mais empregos no turismo do que a soma de todos os estados que contrataram em junho deste ano. Com um total de 479 postos de trabalho no último mês, o Estado, liderado por Camilo Santana (PT), aparece no cenário nacional à frente do Amazonas (152), Goiás (67), Maranhão (53), Mato Grosso (33) e Espírito Santos (10). Os dados são estudo Empregabilidade no Turismo, realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

O retrato do turismo cearense não reflete a realidade do setor em todo o País, que eliminou 7.743 postos de trabalho no mês anterior, puxado pela queda da hospedagem e alimentação (6.269). No acumulado dos últimos 12 meses, o Ceará figura com o 5º lugar, totalizando 764 empregos até junho último. Atrás de Goiás (1983), Pernambuco (1428), Piauí (923) e Santa Catarina (823).

O levantamento não esquadrinha quais os setores produtivos influenciaram o resultado regional do mês de junho. No panorama nacional, as empresas aéreas puxam os números positivos, com 305 novos empregos. Os agentes de viagens fecharam junho com abertura de 71 postos de trabalho; cultura e lazer, 49; locadoras de veículos, 33. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também apontam avanço nos serviços ligados ao turismo cearense. De janeiro de 2013 e maio de 2018, somente o Pernambuco (1,5%) e o Ceará (0,9%) registraram crescimento no setor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES