Cerca de 90 mil empregos devem ser gerados com refinaria no Ceará

A refinaria que o Ceará vai abrigar será a quarta maior do País

Refinaria cearense será a 4ª maior do País | Diario do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Cear? fica cada vez mais pr?ximo de garantir a t?o sonhada refinaria. Depois de perder uma usina para Pernambuco, em 2005, de muita luta e desgastes pol?ticos, o Estado dever? receber agora, uma planta ainda maior. Contudo, para isso, o Estado precisa garantir pr?-requisitos exigidos pela Petrobras.

?Estamos discutindo as quest?es. H? grandes possibilidades de a refinaria vir para o Estado. Mas definido n?o est?, estar? quando vier aqui o presidente da Petrobras, S?rgio Gabrielli, e junto comigo anunciar?, afirmou ontem, o governador Cid Gomes, ap?s reuni?o ? tarde com diretores da estatal.

Sem Concorr?ncia

Os diretores da Petrobras trouxeram ? reuni?o um estudo completo mostrando como ser? a refinaria e como o Cear? dever? se equipar para implant?-la. N?o h?, pelo menos inicialmente, como se especulou bastante, qualquer concorr?ncia com outro Estado para este projeto.

A chamada Premium 2 ? cuja exist?ncia do projeto foi apresentada com exclusividade pelo Di?rio do Nordeste ? foi planejada para c?, como garante o diretor de Abastecimento da petrol?fera, Paulo Roberto Costa, que esteve presente ao encontro. ?Esse ? um projeto espec?fico para o Cear?, a partir de uma avalia??o que a Petrobras fez, envolvendo toda a parte de estudos t?cnico e econ?mico, ambiental e social da estatal?. Segundo ele, esse estudo foi feito na ?poca em que o Cear? disputava a primeira refinaria anunciada para o Nordeste, com Pernambuco. ?Esse projeto foi aprovado recentemente, o que resultou na nossa vinda aqui?, justificou.

A Premium 2 consumir? investimentos da ordem de US$ 11,1 bilh?es e ser? constru?da em duas etapas. A primeira, prevista para iniciar as opera?es em 2014, poder? fazer o refino de 150 mil barris de petr?leo por dia. A segunda fase, que duplicar? a capacidade (totalizando 300 mil barris/dia), deve estar pronta at? 2016.

Quarta Maior

Existem, hoje, apenas duas refinarias em opera??o com capacidade acima da prevista para a Premium 2: a Refinaria do Planalto Paulista (Replan), em Paul?nia (SP), com capacidade para 340 mil barris/dia, e a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, com 330 mil barris/dia. Considerando a unidade Premium, que dever? ser instalada no Maranh?o, para refino de 600 mil barris/dia destinados ? exporta??o, a poss?vel refinaria cearense ser? a quarta maior do Pa?s.

Ficar?, inclusive, maior do que unidade a ser localizada em Pernambuco, de 200 mil barris/dia ? objeto de muitas brigas pol?ticas, quando, na ?poca, foi anunciada para o outro Estado apresentando-se como raz?o uma prefer?ncia da PDVSA, s?cia venezuelana.

Derivados

A nova planta de refino ter? sua produ??o voltada preferencialmente para a exporta??o, com 70% do total de derivados sendo composto de nafta (mat?ria-prima b?sica para toda a cadeia de resinas pl?sticas) e diesel, para o mercado externo. Segundo o governador Cid Gomes, parte da produ??o ser? destinada tamb?m, ao mercado interno.

Os outros 30% ser?o de querosene para avia??o, GLP (g?s liq?efeito de petr?leo) e CVP (coque verde de petr?leo, subproduto com vasto emprego no segmento industrial: cimenteiras, produtores de cal, papel celulose, cer?micas, etc.).

Termo de compromisso

A inten??o da Petrobras ? assinar, em prazo m?ximo de 120 dias, um termo de compromisso com o Cear? para a constru??o da refinaria. Todavia, para que este seja realizado, ? preciso que todas as pend?ncias t?cnicas apontadas pela estatal estejam devidamente resolvidas. ?A Petrobras deseja dar a maior celeridade poss?vel a esse processo. Eles colocaram aqui, que desejam ter todas essas defini?es em 120 dias.

Pelo meu gosto, e eu disse para eles, a gente pode fazer isso num prazo menor. E n?s vamos aqui, no Estado do Cear?, cuidar para que as quest?es estejam aprofundadas, discutidas e acertadas no prazo mais r?pido poss?vel?, garantiu o chefe do executivo cearense. Durante a reuni?o, foram definidos seis grupos espec?ficos de trabalho, formados pelo govern



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES