Chefe do Banco Mundial alerta para fase “perigosa” da economia

“Estamos nos primeiros estágios de uma nova e diferente tempestade”, disse Robert Zoellick.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, alertou neste sábado, 13, para um momento "novo e mais perigoso" para a economia global, no qual os países desenvolvidos possuem espaço menor de manobra diante da crise de dívida que atinge a Europa.

Zoellick disse que as questões envolvendo a crise soberana da zona do euro são mais preocupantes do que os problemas de "médio e longo prazo" que levaram a agência de classificação de risco Standard & Poor"s a rebaixar a nota de crédito dos EUA na semana passada.

"Estamos nos primeiros estágios de uma nova e diferente tempestade, não é o mesmo de 2008", disse o representante do Banco Mundial.

"Nas últimas semanas o mundo moveu-se de uma problemática recuperação de diferentes velocidades, com os mercados emergentes e poucas economias como a Austrália apresentando bom crescimento e os mercados desenvolvidos se debatendo - para uma nova e mais perigosa fase", disse em entrevista ao jornal Weekend Australian.

Zoellick observou que o nível de endividamento das pessoas é menor atualmente do que na crise do crédito de 2007/2008 e que agora também não há o fator surpresa, mas destacou que o espaço de manobra é muito menor agora. "A maior parte dos países desenvolvidos já utilizou o espaço fiscal disponível e a política monetária está o mais flexível possível", ressaltou.

Segundo Zoellick, a estrutura da zona do euro "pode passar a ser o mais importante" desafio do mundo. Para Zoellick, as atitudes tomadas pela União Europeia até o momento estão aquém do necessário. "A lição de 2008 foi a de que quanto mais se demora para agir, mais é preciso fazer", afirmou Zoellick, questionando ainda quando os países financeiramente problemáticos da Europa serão capazes de "pelo menos se anteciparem aos problemas que já os atingiram".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES