Índice de cheque sem fundos tem queda

Percentual de inadimplência de janeiro a abril ficou em 1,91%.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O percentual de cheques sem fundos emitidos no Brasil de janeiro a abril atingiu o menor nível em cinco anos, segundo aponta o Indicador Serasa Experian de Cheques sem Fundos divulgado nesta quarta-feira (19).

O índice para o período ficou em 1,91%, acima somente do número registrado em 2005, 1,78%, segundo a Serasa. No período, foram quase 374 milhões de cheques compensados e pouco mais de 7 milhões devolvidos. Em abril, a inadimpllência em cheques ficou em 1,86%; de um total de 92.682.719 cheques compensados, foram devolvidos 1.727.348, patamar semelhante ao registrado nos primeiros dois meses do ano, quando o percentual de cheques devolvidos em relação aos compensados ficou em 1,85%. Em março, “devido a fatores sazonais de aumento das despesas familiares (IPTU, IPVA e despesas escolares)”, o índice subiu para 2,04%”.

O índice de cheques devolvidos em abril é inferior também em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o indicador ficou em 2,22%. “As melhores condições orçamentárias do consumidor estimulam a regularização de suas pendências financeiras, incluindo as de cheques devolvidos por falta de fundos”, disse a Serasa em comunicado. Ainda de acordo com a Serasa, há a possibilidade de o consumidor também ter priorizado o pagamento do cheque devolvido em abril, por ter em seus planos novas compras parceladas para o Dia das Mães, a Copa do Mundo e o Dia dos Namorados. Para o segundo semestre, a perspectiva é de que a inadimplência com cheques sofra algumas pressões, “por causa do maior endividamento do consumidor e pelo crédito mais caro, decorrente do aperto monetário iniciado em abril”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES