Chevrolet Agile chega com forca no mercado na nova GM

A General Motors apresenta nesta segunda na cidade de Mendoza, na Argentina, o hatch Chevrolet Agile

O hatch Chevrolet Agile | D
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A General Motors apresenta nesta segunda-feira (5) na semi-desértica cidade de Mendoza, na Argentina, o hatch Chevrolet Agile (lê-se "ágile", lembrando a palavra ágil), compacto derivado do conceito GPix, mostrado pela primeira vez no Salão de São Paulo de 2008. Ele representa também a primeira cria da nova família Viva, que futuramente contará ainda com uma picape pequena e um SUV leve.

É no Agile, fabricado em Rosario, também na Argentina, que a GM aposta todas as suas fichas para alterar a relativa aridez da situação em que se encontra no momento. No mercado nacional, ocupa a terceira posição em participação, atrás de líder Fiat e da Volkswagen, e no plano internacional, observa a recuperação da matriz norte-americana, que quase quebrou durante o vendaval da crise econômica iniciada em outubro do ano passado.

O Chevrolet Agile, cujo lançamento acontece esta semana na Argentina

Primeiro modelo no mercado brasileiro a incorporar totalmente o novo DNA da Chevrolet, o Agile tem como característica marcante a ampla grade dianteira -- em forma de escudo e segmentada pela barra com a gravatinha dourada da marca --, pelos faróis compridos e pelo capô alto. Esta frente, que rende ao Agile o apelido extra-oficial de "Mini-Captiva", garante um visual marcante e certamente polêmico, e resulta em coeficiente aerodinâmico (a medida de resistência do ar ao perfil do carro) mais alto do que o esperado, de 0,371 cx.

A lateral conta com portas dianteiras e traseiras formando um arco, visual que lembra o padrão de um cupê. A coluna traseira tem um truque: parte da estrutura é pintada na cor da carroceria e parte em preto, como a coluna central. O resultado, para quem olha, é de que teto e linha lateral não se "encontram", fazendo com que o arco citado pareça flutuar.

A traseira, por sua vez, lembra -- para alguns -- a do Vectra GT, enquanto as lanternas em forma de bumerangue ostetam o nome Chevrolet gravado internamente, mas são formadas por elementos que lembram muito a de um modelo de outra montadora: o Fiat Palio.

Com 3,99 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,54 m de distância entre-eixos, o Agile se assemelha em porte e compete com modelos como Fiat Punto, Ford Fiesta, Renault Sandero e Volkswagen Fox, este último tido abertamente como fonte de inspiração e principal rival do modelo da Chevrolet.

O porta-malas tem 327 litros de capacidade e o tanque de combustível comporta 54 litros de combustível (álcool e/ou gasolina). Nas lojas, o Agile será encontrado em duas versões de acabamento, a LT e a LTZ (acostume-se, pois essas são as novas siglas globais adotadas pela Chevrolet). Ambas são equipadas com o motor de 1,4 litro Econo.flex conhecido de quem tem Corsa, Meriva e Montana, e que garante ao modelo IPI de 6,5% durante este mês de outubro (e de 7,5% e 11% nos dois meses restantes do ano).

A configuração básica conta, segundo dados de fábrica, com direção hidráulica, regulagem de altura para o banco do motorista, controle de velocidade (piloto automático) e computador de bordo, ar quente e rodas de aço de 15 polegadas. Airbag duplo está na lista de opcionais. A versão topo incorpora rodas de alumínio, retrovisores elétricos, bancos traseiros rebatíveis e faróis de neblina de série, além de airbags e freios com ABS (antitravamento) como opcionais.

Os preços não foram divulgados, mas especula-se que estejam entre R$ 35 mil e R$ 40 mil. UOL Carros trará valores exatos do Agile no decorrer desta cobertura, bem como o comportamento dinâmico e detalhes de acabamento logo após o test-drive, que acontece na terça-feira (6).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES