Chineses e investidores de Itataia na mesa com Cid

Dois dos novos projetos concretizados recentemente no âmbito estadual estarão em pauta hoje

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois dos novos projetos concretizados recentemente no ?mbito estadual estar?o em pauta hoje no Pal?cio do Governo. No in?cio da tarde, os chineses da Yingli se re?nem com o governador Cid Gomes para acertar detalhes sobre a implanta??o da usina comercial de energia solar a ser implantada em Tau?. Os asi?ticos firmaram contrato para o fornecimento de pain?is fotovoltaicos [placas que permitem a produ??o de energia atrav?s da luz solar] com a MPX, empresa que capitaneia o projeto da usina, or?ado em US$ 250 milh?es.

Al?m de fornecer o material, a Yingli tamb?m est? interessada em instalar uma f?brica para a produ??o dos pain?is aqui no Estado, e j? discutiu com empres?rios locais. Al?m disso, os investidores chineses tamb?m visitaram Tau?, observando a potencialidade para a constru??o de sua unidade. De acordo com o presidente da Ag?ncia de Desenvolvimento Econ?mico do Estado do Cear? (Adece), Ant?nio Balhmann, ainda n?o est? definido se eles realmente implantar?o a f?brica aqui, as tratativas est?o em curso.

A usina montada pela MPX ser? a segunda maior do mundo e a primeira da Am?rica Latina, com capacidade de produzir 50 megawatts de energia quando conclu?da, em 2011. Ela ocupar? uma ?rea de 250 hectares, sendo 150 destes destinados ao pain?is fotovoltaicos. Pela sua grande dimens?o, o empreendimento poder? ser observado do espa?o.

Segundo Balhmann, os custos da usina ser?o barateados pelo fato de ela se localizar pr?ximo ? subesta??o da Chesf (Companhia Hidroel?trica do S?o Francisco), em Tau?. A contrapartida do Estado se dar? na garantia da infra-estrutura necess?ria ao projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES