Chuvas animam pequenos produtores de mandioca de assentamento no PI

Em Miguel Leão, os produtores de mandioca estão comemorando a excelente colheita, mas ainda dependem de uma casa de farinha

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pequenos produtores do Assentamento Grajau (Nova Residência), no município de Miguel Leão, começaram a colher a primeira safra de mandioca, produto que serve para fazer farinha e tapioca e casca é aproveitada como ração animal. De acordo com secretário municipal de Agricultura, Francisco das Chagas Lopes, o Sinhô, a produção vai ser consumida pelas famílias do Assentamento e também será comercializada nos municípios vizinhos.

?A demanda pela farinha é cada vez maior e isso tem animado os agricultores?, falou o secretário. A safra de mandioca trará também animação para os consumidores que ainda estão tendo de comprar a farinha por um preço bastante elevado. Mas para o agricultor, a compensação só é possível caso ele possa agregar valor à produção.

O agricultor do município, João Brito de Araújo, de 67 anos e pai de 10 filhos, ainda encontra forças para plantar mandioca e outros produtos alimentares. Ele conta que recentemente vendeu mil quilos de mandioca, mas reclama do preço, R$ 0,30 centavos o quilo, embora, o quilo de farinha esteja custando cerca de R$ 7,00 nos supermercados.

Mesmo amargando prejuízos, ele não desiste. ?Já estou plantando feijão e milho, não devo lucrar essas coisas, mas isso aqui é minha vida?, afirma. Seu João ao lado da esposa, Josa, ainda possuem uma criação de galinhas. ? Isso aqui é para nosso consumo próprio, dos filhos, netos e quem chegar?, brinca dona Josa.

O impacto da chegada das chuvas já é visível no município de Miguel Leão. Toda a paisagem da região foi transformada, de terra seca passou a verdes campos. Esse clima de inverno animou os pequenos produtores rurais a dar início as suas plantações de feijão, milho, arroz e mandioca.

Mas as esperanças dessas famílias de produtores poderiam estar mais renovadas se o projeto da Casa de Farinha? tivesse sido executado.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Francisco das Chagas Lopes, o Sinhô, a Casa de Farinha do município de Miguel Leão se encontra licitada, mas nunca foi liberada da Secretaria de Desenvolvimento Rural. ?Está em cima da mesa do secretário, e eu garanto que não falta nada para ser liberada, porque tudo que nos foi pedido, entregamos. Eu só lamento pelos agricultores, que são os maiores prejudicados?, declara ele.

O secretário municipal de Agricultura faz um apelo para que o projeto seja liberado logo para que os agricultores possam ampliar os plantios de mandioca. Com isso, segundo o secretário, o município, que tem muito potencial nesta área, vai poder colocar no mercado farinha e tapioca de qualidade, ajudando a dar um equilíbrio nos preços.

Com casa de farinha, a produção será ampliada

O secretário de Agricultura de Miguel Leão, Francisco das Chagas Lopes, o Sinhô, disse que a produção de mandioca do município seria bem maior se existisse a casa de farinhada. ?Porque nós poderíamos exportar a farinha, a goma, mas como não temos o local para fabricar, os agricultores vendem a raiz por um preço irrisório?, lamenta. Mas otimismo é o que não falta para os agricultores familiares do município.

É o caso da dona Maria do Socorro Silva, 67 anos, quebradeira de coco. ?Eu continuo tirando meu azeite de coco, pode até dar trabalho, mas comida temperada com azeite é outra coisa?, comenta sorrindo, entre uma machada e outra. Todos os produtores ouvidos para a reportagem moram no assentamento Grajau (Nova Residência), em Miguel Leão.

Para o outro casal de agricultores, Alcirene Maria e Antônio Ferreira, o clima seco é coisa do passado. ?Com as chuvas, nossa preocupação foi embora?, diz Antônio. E o alívio chegou para eles. Na última terça-feira (21), enquanto Maria plantava feijão, o marido limpava o mato em volta dos pés de mandioca na perspectiva de conseguir este ano uma excelente safra. ?Se eu não tirar o mato, a mandioca não presta. Essa trabalheira toda é para se ter uma safra boa, coisa que só vai chegar daqui a mais ou menos um ano e meio?, explica o agricultor.

E por causa da chuva, os vizinhos seguem plantando e felizes, a exemplo também do seu Mário de Sousa, de 65 anos. ?Já sou aposentado, mas sempre vivi de roça, quem manda na gente é o inverno?, filosofa ele, que tem a perspectiva de boa safra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES