Cidades brasileiras batem recordes de visitação turística em 2023

Recordes de público foram registrados em atrações turísticas nacionais, principalmente nos segmentos de Sol e Praia, Ecoturismo e Turismo de Experiência.

Praias foram alguns dos destinos preferenciais | Rogério Cassimiro/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No ano de 2023, várias cidades brasileiras experimentaram significativo crescimento no setor do turismo, impulsionando a economia local e estimulando a visitação a diferentes destinos. Recordes de público foram registrados em atrações turísticas nacionais, principalmente nos segmentos de Sol e Praia, Ecoturismo e Turismo de Experiência.

Em Bonito (MS), conhecida como a capital do ecoturismo, o interesse por atividades na natureza resultou em um aumento expressivo no fluxo turístico. Mais de 300 mil visitantes exploraram os mais de 40 atrativos do destino, estabelecendo um recorde desde 2015, quando o levantamento mensal do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) teve início.

Já os amantes do clima ameno dirigiram-se a Gramado (RS), que alcançou um recorde histórico de 8 milhões de turistas em 2023, representando um aumento de 6% em relação ao ano anterior. O charme da Serra Gaúcha continua atraindo visitantes, conforme indicam dados da prefeitura.

A movimentação turística refletiu positivamente no setor hoteleiro, como evidenciado pelo Rio de Janeiro (RJ), que alcançou a melhor taxa de ocupação dos últimos seis anos. Fechando 2023 com uma média de ocupação de 71,11%, o número representa um incremento de 6,11% em comparação com 2022. Em 2019, antes da pandemia, a taxa era de 64,55%.

Outro destaque foi registrado em Olímpia (SP), onde a Estância Turística registrou uma ocupação hoteleira que ultrapassou 4,8 milhões de turistas, refletindo um crescimento impressionante de quase 40% em relação a 2022.

As perspectivas para o setor hoteleiro em 2024 são otimistas, conforme revelado pelo estudo Orçamentos Hoteleiros 2024, conduzido pela Noctua Advisory em parceria com o Hotelier News. A pesquisa aponta um aumento de 5% na ocupação hoteleira em comparação com 2019, ano pré-pandemia, tanto na América do Sul quanto na América Central.

O Ministério do Turismo também está impulsionando as viagens domésticas com iniciativas como Conheça o Brasil Voando, Conheça o Brasil Realiza e Conheça o Brasil Cívico. Estas ações visam estimular o turismo interno por meio da ampliação de novos voos, oferta de linha de crédito específica para a compra de produtos de viagem, e promoção de viagens para a Capital Federal, fortalecendo a valorização dos símbolos nacionais e da democracia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES