Classe C volta a crescer e prioriza custo-benefício nesta nova fase

Segundo o especialista do Instituto Locomotiva, a mudança no hábito de consumo forçará as empresas a melhorarem a atratividade de seus produtos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma década depois da criação do termo “nova classe média”, essa parcela da população no Brasil voltou a crescer de 2017 para 2018 – passando de 50% a 51% da população, uma adição de mais de 2 milhões de pessoas – após uma queda nos dois anos anteriores. 

As famílias da classe C estão otimistas com o que está por vir e pretendem voltar a comprar bens de maior valor agregado, como eletrodomésticos e materiais de construção, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva. Mas a busca por essas metas não será a qualquer preço: o consumo-ostentação dos tempos de bonança foi substituído pela exigência de um claro custo-benefício.

Classe C tem bom rendimento. Foto: Agência Brasil

Essa nova relação com o consumo é “caminho sem volta”, segundo Renato Meirelles, presidente do instituto. Com o aumento ainda tímido (0,9%) da renda desse contingente no ano passado, para convencer os 106 milhões de consumidores da classe média a gastar o dinheiro que têm em mãos, as empresas terão de suar. 

“As marcas vão precisar saber muito mais sobre os hábitos desses consumidores para convencê-los a abrir a carteira”, diz Meirelles. “O consumo agora não vai estar mais ligado ao acesso a qualquer custo, à ostentação, mas sim à performance e à relevância de cada produto”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES