Cocaína deve se tornar o principal produto de exportação da Colômbia

Com a projeção feita pela Bloomberg Economics, a droga deve ultrapassar o petróleo e fazer “nevar” na economia da Colômbia

Cocaína deve se tornar o principal produto de exportação da Colômbia | THINKSTOCK
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a expansão do narcotráfico em terras colombianas, a cocaína deve até o final do ano se tornar o principal produto de exportação do país. Com a projeção feita pela Bloomberg Economics, a droga deve ultrapassar o petróleo e fazer “nevar” na economia da Colômbia.  O ouro branco foi responsável por cerca de 5,3% do PIB do país no ano passado.

Segundo o relatório, as exportações da droga geraram valores em torno de US$ 18,2 bilhões em 2022, ficando atrás apenas da receita gerada nas exportações de petróleo, que fecharam o ano em US$ 19,1 bilhões. Os valores levam em consideração o preço do pó no mercado ilícito.

O economista Felipe Hernandez, responsável pelo estudo, indica que neste ano existe uma tendência de encolhimento no mercado petrolífero. Somente no primeiro semestre de 2023, o mercado encolheu 30%, já a produção de cocaína continua crescendo no país. A projeção é que a droga desbanque  a commodity até o final do ano. 

Cocaína deve se tornar o principal produto de exportação da Colômbia / Foto - Reprodução

O governo do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, tem implantado uma nova política de combate ao tráfico de cocaína, buscando atingir mais os traficantes que lucram com a venda, do que os produtores da coca. Petro vem destruindo laboratórios onde as folhas de coca são transformadas em cocaína, mas a prática não impediu a expansão do entorpecente no país. 

De acordo com relatório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime publicado publicado nesta semana, a produção de cocaína no país atingiu 1.738 toneladas em 2022, o maior desde 1991. O território com plantações de coca aumentou 13%, a área chega a mais de 230 mil hectares.

A título de comparação, o território de plantação é maior que a cidade de São Paulo, a maior do Brasil, e duas vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES