Colheita de milho safrinha no centro-oeste avança para 20,7%

Mais de 600 mil hectares do grão já foram colhidos no estado

Avalie a matéria:
Colheita de milho no Mato Grosso | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A colheita de milho safrinha em Mato Grosso teve um avanço de mais de 10 pontos percentuais na última semana, passando de 9,5% para 20,7% de área colhida (622,4 mil hectares atuais), de um total de 3 milhões de hectares plantados. Os dados foram divulgados no informe de acompanhamento de colheita do milho do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta sexta (4).

De acordo com o informe, mesmo com um avanço significativo, a colheita está atrasada em 3,4 pontos percentuais com relação à safra passada, quando, neste período, 24,1% da área cultivada com o grão no estado já estavam colhidos. A razão para tal atraso seria a alta umidade dos grãos apresentada em algumas regiões.

A região Sudeste plantou 601 mil ha de milho safrinha, mas apenas 10% foi colhido até esta semana. A colheita de milho na região apresenta o maior atraso quando comparadas as safras 12/13 e 13/14, pois foi a que mais sofreu com a umidade ainda presente nos grãos do cereal no campo. Durante o mesmo período na safra passada, a colheita era 9,4 pontos percentuais maior, quando já haviam sido colhidos 19,4% da área plantada.

Os produtores do Médio-norte já colheram 27,9% de suas áreas, um atraso de apenas 0,8% com relação ao mesmo período do ano passado. É a maior região produtora do cereal no estado com o cultivo de mais de 1,4 milhão de hectares de milho.

O Instituto informa ainda que, para a safrinha 13/14, a produtividade média no estado é estimada em 94 sacas/ha, sendo que, dentre todas as regiões, a maior produtividade é encontrada na Sudeste, onde a média chega a 106 sacas/ha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES