Com 6,7 milhões de toneladas, Piauí é o 2º na produção de soja do Matopiba

Piauí alcançou a posição de 10º maior produtor de milho, o 14º maior produtor de soja e o 12º maior produtor de grãos em geral.

Piauí é destaque nacional na produção de grãos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção de grãos no estado do Piauí na safra 2022/2023 foi consolidada e alcançou uma das melhores produtividades dos últimos anos. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), corroboradas pela Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí), a colheita alcançou a marca de aproximadamente 6,7 milhões de toneladas, contribuindo para o total de 315,8 milhões de toneladas produzidas em todo o Brasil.

Mais uma vez, o Piauí se destacou na produção de soja, com um crescimento de 11,3% na área plantada em comparação com a safra anterior (2021/2022). Com esse desempenho, o estado ficou em segundo lugar no aumento da produção de soja na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O Estado do Tocantins ocupou o primeiro lugar, com um crescimento de 15,9% na área plantada. Além do aumento da área cultivada, o presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto, afirmou que o Piauí também obteve uma das melhores médias de produtividade da história nesta safra.

Destacando-se no cenário nacional, o Piauí alcançou a posição de 10º maior produtor de milho, o 14º maior produtor de soja e o 12º maior produtor de grãos em geral. Houve um aumento de quase 100 mil hectares na área plantada de soja, passando de 850,7 mil hectares na safra 2021/2022 para 946,8 mil hectares na safra 2022/2023, cuja colheita já foi concluída em sua totalidade.

Além disso, a produtividade apresentou um aumento positivo de 3,8%. Alzir Neto ressalta que as condições climáticas foram favoráveis, com um regime de chuvas bastante satisfatório e regular ao longo do ano. Os dados foram confirmados pelo 9º boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As estimativas para toda a produção de grãos no Brasil na safra 2022/2023 são de 315,8 milhões de toneladas.

É importante ressaltar que não foi apenas a área de cultivo de soja que registrou crescimento no Piauí. A área de grãos como um todo teve um aumento de 7,6% em relação à safra anterior. As safras de milho também apresentaram boa produtividade, superando a média de 140 sacas por hectare na região do cerrado, marcando um dos melhores desempenhos da história agrícola do estado.

No entanto, apesar dos resultados positivos, os custos de produção do milho não deverão ser completamente cobertos, uma vez que o preço de venda da saca está em torno de 40-45 R$/saca, enquanto seria necessário um valor entre 60-62 R$/saca para cobrir os custos, de acordo com o presidente da Aprosoja.

Ranking do crescimento Matopiba

SOJA (área plantada)

Tocantins – 15,9%

Piauí – 11,3%

Maranhão – 3,5%

Bahia – 1,4%



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES