Com alta de 11,6%, Brasil registra 1.729 cervejarias só em 2022

Cadeia produtiva da cerveja contribui com mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos

Crescimento do mercado de cervejarias no Brasil | Divulgação MAPA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou recentemente os dados do Anuário da Cerveja referentes ao ano de 2022, revelando um crescimento significativo de 11,6% no setor cervejeiro brasileiro. O país agora conta com um total de 1.729 cervejarias, resultado da abertura de 180 novos estabelecimentos ao longo do ano. Uma informação interessante é que em nenhuma unidade da Federação houve diminuição no número de cervejarias.

O estado de Minas Gerais merece destaque, pois registrou um aumento de 33 cervejarias, ultrapassando Santa Catarina e alcançando a terceira posição no ranking, com um total de 222 estabelecimentos. São Paulo continua liderando o número de cervejarias registradas, com 387 estabelecimentos, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 310 cervejarias.

Os dados também apontam para uma tendência de concentração de cervejarias na região Sudeste, que possui 798 estabelecimentos registrados, representando 46,2% do total de cervejarias do país. Além disso, a região Norte teve o maior crescimento relativo no ano, com um aumento de 20% no número de estabelecimentos registrados em comparação a 2021, embora conte apenas com 36 cervejarias.

Outro fato interessante é o aumento no número de municípios com pelo menos uma cervejaria. Agora, um em cada oito municípios brasileiros possui pelo menos uma cervejaria registrada. Isso significa que há 722 municípios no Brasil com pelo menos uma cervejaria, representando um aumento de 7,4% na dispersão em comparação a 2021, quando havia cervejarias em 672 municípios.

Vale mencionar que o Acre, Amapá e Roraima continuam sendo as únicas unidades federativas que possuem apenas um município com presença de cervejaria. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou a importância do setor cervejeiro para a economia nacional, destacando os números impressionantes apresentados no Anuário.

Além disso, o mercado cervejeiro brasileiro continua em expansão. O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. De acordo com dados da Euromonitor International para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), estima-se que o volume de vendas de cerveja atinja 16,1 bilhões de litros em 2023, um crescimento de 4,5% em relação a 2022.

Márcio Maciel, presidente executivo do Sindicerv, enfatizou o potencial do mercado cervejeiro nacional, destacando o crescimento mesmo diante de um cenário econômico desafiador. Ele ressaltou que a cadeia produtiva da cerveja contribui com mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, além de gerar 2% do Produto Interno Bruto Nacional.

Gilberto Tarantino, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), enfatizou a maturidade do mercado de cerveja artesanal e o poder empreendedor das micro, pequenas e médias cervejarias, destacando sua contribuição para a economia local e a ampla variedade de produtos e marcas disponíveis.

A densidade cervejeira no Brasil também apresentou um aumento significativo, com uma cervejaria registrada para cada 123.376 habitantes. Isso representa um aumento de 10,4% na densidade em comparação a 2021, quando a proporção era de uma cervejaria para cada 137.713 habitantes. Santa Catarina é o estado brasileiro com a melhor densidade cervejeira, com uma cervejaria para cada 34.132 habitantes. São Paulo, apesar de liderar em número de estabelecimentos, está na sexta posição devido à sua população mais elevada, com uma cervejaria para cada 120.540 habitantes, valor próximo à média nacional.

No que diz respeito aos registros de produtos, as cervejarias brasileiras alcançaram a marca de 42.831 produtos e 54.727 marcas de cerveja. Houve um crescimento de 19,8% no número de novos produtos registrados em relação a 2021, totalizando 7.090 produtos adicionais. Os registros de produtos também apresentaram uma concentração nas regiões Sul e Sudeste, responsáveis por 91,8% de todos os produtos registrados em cervejarias do país. São Paulo lidera tanto em número de marcas registradas (16.528) quanto em número de produtos registrados (12.319), sendo também o município com a maior quantidade de registros de cervejas (1.817).

Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária, destacou os avanços regulatórios recentes no setor cervejeiro, incluindo a modernização dos padrões de identidade e qualidade da cerveja. Isso contribuiu para o aumento significativo no número de registros de produtos e cervejarias, beneficiando tanto o setor quanto os consumidores, que têm acesso a uma ampla variedade de produtos diferenciados, que aproveitam ingredientes regionais e tipicamente brasileiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES