Com contenção de gastos, ministro espera juros menores

Comitê de Política Monetária do BC se reúne nesta terça e quarta

Ministro Fernando Pimentel | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, afirmou nesta terça-feira (30), primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, esperar que, com o aumento da meta da economia feita para pagar juros da dívida pública em mais R$ 10 bilhões neste ano, seja possível baixar a taxa básica de juros em "um futuro muito próximo".

"Está posta uma discussão mais ampla sobre a economia em geral. Creio que vai haver mudança, mas tem que ser muito pensada, cautelosa, sob pena de colocar em risco o que começamos até aqui. Estamos torcendo para que, nesta semana, o Copom balize os juros de maneira adequada. O esforço fiscal visa criar condições para, se não agora [na reunião do Copom desta semana], em um futuro muito próximo, comece a reduzir [os juros]. Não vamos estipular prazos. Se é nessa reunião [hoje e amanhã] ou na outra [de outubro], depende do Copom", declarou Pimentel durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

A decisão do Copom, do BC, sobre a taxa básica de juros será anunciada na noite desta quarta-feira (31). Atualmente, a taxa está em 12,50% ao ano. Em termos reais ? ou seja, após o abatimento da inflação prevista para os próximos doze meses ? os juros brasileiros somam 6,8% ao ano, os mais altos do mundo. Juros elevados, por sua vez, atraem capitais para o Brasil, pressionando para baixo a cotação do dólar - que torna as vendas externas mais caras e as importações mais baratas.

Até o momento, a previsão dos analistas do mercado financeiro, coletada por meio de pesquisa do Banco Central, é de que os juros serão mantidos em seu atual patamar de 12,50% ao ano na reunião do Copom desta semana. A expectativa da maior parte dos analistas dos bancos é de que a taxa comece a recuar somente no próximo ano. Entretanto, já há economistas prevendo redução dos juros ainda em 2011.

Ao anunciar o aumento do esforço fiscal (superávit primário) nesta segunda-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo estava se antecipando à crise financeira internacional.

"Temos de tomar medidas preventivas para evitar o que aconteceu em 2008, quando houve desaceleração forte em um primeiro momento. O aumento [do superávit primário] se dá para impedir o aumento de gastos correntes e para abrir mais espaço para os investimentos subirem no país. Além disso, também viabiliza, no médio e longo prazo, a redução da taxa de juros. Quando o BC entender que é possível [reduzir a taxa]", disse Mantega na ocasião. O ministro explicou que o governo busca evitar um "mergulho" do crescimento econômico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES