Com demanda fraca por conta da Copa indústria dá férias coletivas

Economia desacelerada e feriados levam empresas a ajustar produção. Parada atinge setor de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, entre outros.

Na indústria calçadista, cuja produção caiu 6,7% no 1º quadrimestre, só estão previstas folgas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitos trabalhadores da indústria poderão assistir aos jogos da Copa em casa. E não só os do Brasil. Mas não necessariamente por vontade própria. A desaceleração da economia, associada à fraca demanda e aos feriados durante o período do mundial, levou fábricas de diferentes áreas, especialmente as de bens duráveis (como carros), a dar férias coletivas aos empregados ou a mudar a jornada de trabalho neste mês de junho.

Entre os setores que decidiram dar ou antecipar férias coletivas, além do automotivo, estão os de eletrodomésticos, eletrônicos e de móveis.

Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), por exemplo, aponta que 58% das empresas do setor eletroeletrônico estão prevendo perdas em sua produção durante a Copa e que 33% das companhias estão preparando jornada especial no período, numa tentativa de amenizar as perdas.

O próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, já admitiu que, ao contrário do esperado para o setor de serviços, a indústria poderá ter ?algum prejuízo? com a Copa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES