Com novo corte, taxa Selic atinge menor patamar desde março de 2022

Este é o quarto corte consecutivo desde agosto. A decisão foi unânime e levou a taxa ao seu nível mais baixo desde março de 2022.

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu novamente a taxa Selic | UOL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (13), reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, passando de 12,25% para 11,75% ao ano. Este é o quarto corte consecutivo desde agosto. A decisão foi unânime e levou a taxa ao seu nível mais baixo desde março de 2022. 

Por meio de comunicado, o Copom indicou a possibilidade de futuros cortes no mesmo patamar, sinalizando a continuidade de uma política monetária contracionista.  Ao avaliar o cenário internacional, considerado como "menos adverso", requer cautela para países emergentes como o Brasil, segundo analisou o Copom. A inflação ao consumidor no Brasil mantém a trajetória de desinflação, conforme destacado pelo Copom, em contraste com o arrefecimento das taxas de juros nos Estados Unidos. 

A nota ressalta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação, enquanto o governo busca um déficit zero para 2024. A decisão do Copom considera projeções futuras, mirando também a meta de inflação de 2025, refletindo as mudanças no regime de metas adotado pelo governo.

A Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC para controlar a inflação. A taxa influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES