Com previsão de inflação subir, é hora de ter cautela nas compras

Atual momento é para segurar gastos e guardar valores de até R$ 60 mil na poupança.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Analistas do mercado financeiro elevaram pela quinta vez consecutiva a projeção para a inflação neste ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desta vez, passou de 5% para 5,11%, conforme pesquisa Focus do Banco Central, divulgada ontem. Para 2013, a expectativa permanece em 5,5%, há sete semanas. A previsão para a taxa básica de juros (Selic) manteve-se em 7,5% para o fim do ano. A taxa está em sua mínima histórica de 8% ao ano.

Já na semana passada, a perspectiva para a inflação havia se deteriorado por conta da elevação dos preços dos grãos ? feijão preto, soja, milho e trigo ? que impactou a inflação no atacado e atingiria o consumidor. Nesta semana, também foi reduzida a perspectiva para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), para 1,81%, ante 1,85% anteriormente.

Para o economista e professor de Finanças do Ibmec-RJ, Gilberto Braga, o momento é de cautela. Mesmo com a inflação dentro da meta, a situação é preocupante. Ele afirma, no entanto, que não há razão para a taxa básica de juros ceder ainda mais.

?O momento é de precaução. O ideal é a pessoa segurar um pouco os gastos. Ela deve se prevenir, se possível, fazendo uma reserva financeira. Para quem aplica abaixo de R$ 60 mil, a caderneta de poupança continua como o melhor investimento. É seguro, tem liquidez e não paga imposto de renda?, diz Braga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES