Com queda dos juros, Piauí já é o quarto Estado no setor varejista

A redução da taxa básica de juros (Selic) contribui diretamente para a melhoria na economia do Estado.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2012 de fato promete ser promissor para o comércio no Piauí. Sinal disso é o bom desempenho do varejo nos primeiros meses deste ano. Os dados divulgados ontem (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com relação ao mês de fevereiro colocaram o Piauí em quarto no ranking dos Estados que obtiveram melhores vendas no varejo ampliado, quando inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção.

A taxa de desempenho apresentou crescimento de 7,9%. No levantamento com relação ao primeiro mês do ano, os dados já despontavam o crescimento do setor. Segundo o IBGE, o volume de vendas do comércio subiu 7,3% no mês de janeiro, comparado com o mesmo período de 2011. O crescimento é visível e os dados positivos mostram que o cenário da economia no Piauí está em plena expansão.

Entre os motivos para isso seguem diversos fatores, inclusive as facilidades de acesso ao crédito para o consumidor. Para o economista Valmir Falcão, a redução da taxa básica de juros (Selic) contribui diretamente para a melhoria na economia. ?Esse crescimento tem a ver diretamente com a redução da taxa de juros. Com essa medida do governo, há uma expansão de crédito, que consequentemente estimula o consumo.

Além disso, outros fatores contribuem para o aumento do consumo. A melhoria na geração de emprego e renda, bem como a desoneração do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) também têm papel

importante para o aumento no volume das vendas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES