Combustíveis desaceleram e IGP-10 tem deflação em julho

Preços ao consumidor desaceleraram, mas tiveram alta

Avalie a matéria:
combustível | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) voltou a registrar deflação em julho. O indicador, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) ficou em -0,35% no mês, após cair 0,03% em junho. Conheça as diferenças entre os principais índices de inflação Em maio, os preços medidos pelo indicador haviam subido 0,17%, mas em março e abril também havia sido registrada deflação.

A queda nos preços dos combustíveis e lubrificantes contribuiu para a deflação do IGP-10 em julho. Dentro do Índice de Preços por Atacado (IPA), um dos componentes do IGP-10, o grupo combustíveis e lubrificantes passou de alta de 0,62% em junho para queda de 4,63% em julho. O grupo que reúne matérias-primas também teve queda de preços em junho, com deflação em itens como soja (-1,21%), milho em grão (-3,37%) e café em grão (-4,24%).

O óleo diesel, que caiu 7,02%, foi o principal produto que puxou o recuo do grupo. O IPA registrou deflação em julho, de 0,68%, enquanto os outros componentes do IGP-10, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), desaceleraram, mas registraram taxas positivas, de 0,21% e 0,48%, respectivamente.

Dentro do IPC, o destaque de desaceleração ficou por conta do cigarro, que passou de alta de 6,81% em junho para queda de 0,16% em julho. Os grupos habitação, saúde e cuidados pessoais, educação e vestuário tiveram altas menores nos preços em julho. Já no INCC, os grupos serviços e mão-de-obra tiveram desaceleração, passando de 0,63% para 0,28% e de 3,72% para 1,08%, respectivamente, enquanto os materiais e equipamentos tiveram queda menor nos preços, passando de -0,32% em junho para -0,14% em julho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES