Começa hoje oitava edição da Mostra Piauí Sampa 2012

A mostra acontece até o dia 27 de maio, no Shopping Eldorado, em São Paulo.

Começa oitava edição da Mostra Piauí Sampa 2012. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começa hoje (21) a oitava edição da Mostra Piauí Sampa, evento que divulga as potencialidades e atrativos do Piauí no maior centro de negócios do país, que é São Paulo.

A mostra acontece até o dia 27 de maio, no Shopping Eldorado, reunindo o que há de melhor nos setores de apicultura, cajucultura, fruticultura, gemas e jóias, moda e acessórios, tecnologia da informação, artesanato, turismo, gastronomia e cultura.

?Temos uma excelente expectativa quanto a Piauí Sampa 2012. Esperamos um incremento de 20% na realização de negócios e um aumento no fluxo de visitantes de pelo menos 15% em relação ao ano passado?, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Em 2011, o volume de negócios imediatos realizados na mostra foi de quase R$ 5 milhões, nos setores de agronegócios, comércio e serviços, indústria e artesanato. Cerca de cinco mil pessoas circularam diariamente no evento, que aconteceu durante uma semana. No segmento do turismo, os negócios realizados nos seis meses subsequentes à Piauí Sampa somaram quase R$ 2 milhões, segundo os empresários do trade turístico do Estado.

?Este ano, estamos com uma consultoria contratada para preparar melhor os empresários para a realização de negócios durante o evento. Os consultores também serão responsáveis pelo monitoramento e acompanhamento das empresas no pós-evento. O que queremos é não só obter melhores resultados, mas também ter um controle efetivo do que acontecerá nos meses seguintes, pois só assim conseguiremos ter a noção exata da importância da Piauí Sampa para a economia local?, acrescenta Lacerda.

Os resultados da Piauí Sampa também são bastante positivos quando consideradas as avaliações dos empresários participantes e do público visitante. Ano passado, 98% dos expositores consideraram a mostra boa ou ótima e esse percentual se manteve com relação aos visitantes.

O espaço da mostra, que foi aumentado em 60% em 2011, será mantido este ano. As estruturas irão ocupar as áreas disponíveis de forma diferenciada. A ideia é dar mais abrangência ao evento, que irá funcionar tanto no Átrio Pinheiros, que fica num extremo do Shopping Eldorado, quanto numa praça, que fica no lado imediatamente oposto.

?Teremos uma maior ocupação espacial, já que estaremos nas duas principais entradas do shopping. Outra novidade será a cenografia do evento, que foi desenvolvida pelo artista plástico piauiense, Hostyano Machado. As estruturas arquitetônicas foram criadas dentro da temática turismo e cultura, num passeio do colonial ao contemporâneo?, explica a gerente da Unidade e Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí, Graça Batista.

No Átrio Pinheiros, as estruturas prometem encher os olhos dos visitantes, que poderão interagir no espaço, pensado sob a ótica do artístico. Essa área será ambientada com fachadas de marcos arquitetônicos do Estado, a exemplo da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, localizada em Oeiras, primeira capital do Piauí; do Porto das Barcas, em Parnaíba; e da Ponte Estaiada, um dos mais belos cartões postais de Teresina.

Já na Praça de Eventos, onde também acontecerão atividades da mostra, o enfoque será mais contemporâneo e voltado para o turismo.

?Teremos uma interação de mídias digitais nas quais serão destaque as belezas e atrativos do nosso Estado, com maior foco na Rota das Emoções, que sem dúvida nenhuma, é nosso maior produto turístico. Mas também serão mostrados atrativos do Caminho Entre Rios. Os visitantes poderão vivenciar algumas das atividades disponíveis nesse roteiro exótico e único?, informa Graça.

Um kitesurf estará ambientando espaço, ressaltando para os visitantes que o Piauí é um Estado com locais propícios para a prática de esportes náuticos, inclusive sendo reconhecido mundialmente pela velocidade e constância dos ventos. Também será montada no local uma estrutura cenográfica para rapel e escalada, cujo pano de fundo será uma cachoeira que faz parte da Rota das Emoções.

As estradas e trilhas do Piauí, ideais para a prática de enduro, também vão compor o cenário da Praça de Eventos. No local será montado um espaço, onde as pessoas poderão tirar fotos numa motocicleta, como se estivessem participando de um rally. A ideia é também divulgar o Piocerá, enduro que acontece há mais de vinte anos, e que já se consolidou no calendário de eventos esportivos do país.

OUTRAS ATIVIDADES

A Piauí Sampa será aberta ao público no dia 21 de maio às 10h00, com desfile de moda, acessórios, e gemas e jóias, sob a coordenação do estilista piauiense Martins Paulo. Na ocasião, será servido coquetel com delícias à base de caju, as quais guardam sabores semelhantes ao da culinária tradicional.

Várias autoridades do Piauí e de outros Estados devem marcar presença na abertura da mostra, que contará também com espaço gastronômico, onde os visitantes poderão saborear os sucos de frutas orgânicas, a culinária regional e a culinária a base de caju.

Outra novidade da mostra este ano será a exposição de obras de dez artistas plásticos do Piauí. As apresentações culturais também fugiram do contemporâneo e serão focadas mais na cultura de raiz e na arte popular piauiense. Por meio de parceria com a Fundac, serão realizados espetáculos de expressão corporal, música, dança e teatro. Estão previstas também apresentações dos grupos em outros espaços de eventos do circuito cultural de São Paulo.

A Mostra Piauí Sampa é realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com o Sebrae Nacional, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES